Araraquara: PT apoia Secretária Eliana Honnain e medidas adotadas

Em nota, o NAPP – Saúde e Setorial Nacional de Saúde do PT repudia as ameaças à Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honnain, por sua atuação em defesa da vida

Site do PT

Lula

O Brasil ultrapassou o absurdo número de 300 mil mortes por Covid-19 e três brasileiros perdem a vida a cada dois minutos. São milhares de vidas perdidas e famílias em luto pelo descaso do governo Bolsonaro, que de forma irresponsável tem sido incapaz de garantir a coordenação nacional do SUS e liderar os esforços necessários para o enfrentamento da pandemia.

Este é um governo que se pauta por ações e mensagens de desrespeito às medidas protetivas apontadas pela comunidade científica como essenciais para a prevenção do avanço da pandemia e o controle da aceleração do número de casos graves e óbitos.

Frente a esse enorme desafio, gestores estaduais e municipais assumiram solitariamente o comando das ações e têm proposto iniciativas, que estão dando certo em outros países e que são recomendadas pela OMS, bem como pela comunidade científica nacional e internacional.

O ponto central é a defesa da vida, buscando diminuir a contaminação e os óbitos pela Covid-19, de modo a enfrentar a saturação do sistema de saúde.

A Prefeitura de Araraquara (SP), sob gestão do prefeito Edinho Silva, do Partido dos Trabalhadores, tem se destacado desde o início da pandemia, em março de 2020, pela coragem em adotar medidas necessárias, pautadas pelo compromisso com a defesa da vida acima dos interesses políticos e econômicos.

A secretária municipal de saúde, Eliana Honnain, profissional experiente e respeitada, tem estado à frente da condução técnica deste processo de forma incansável e competente, condizente com sua longa e qualificada experiência como gestora pública no SUS.

A necessária decretação do lockdown em Araraquara tem ajudado a diminuir significativamente a taxa de transmissão, o número de casos graves, os óbitos e a saturação dos serviços de saúde (públicos e privados) no município.

Após esse ato, todavia, Eliana Honnain foi alvo de graves ameaças, com incitação de extremistas bolsonaristas a agressões físicas. Fizeram ameaças
explícitas à sua vida e convocaram pelas redes sociais até o bloqueio da rua onde reside.

O fascismo, a intolerância e o negacionismo, que se apresentam agora em sua face mais virulenta, de forma nua e crua, para além de desrespeitar as vidas dos brasileiros, passam a ameaçar aqueles que ousam exercer suas funções de forma correta, fundamentada na ciência e em prol do interesse público e da preservação da vida.

À crueldade e ao genocídio praticados pelo governo Bolsonaro associam-se agora táticas intimidatórias e ameaças explícitas de violência, como as que foram recentemente dirigidas ao presidente Lula.

O Núcleo de Políticas Públicas – NAPP-Saúde do PT e o Setorial Nacional de Saúde do PT vêm a público repudiar esses e quaisquer outros atos de violência e intimidação e solicitar das autoridades a imediata investigação e punição dos responsáveis. Reafirmamos, assim, o compromisso do Partido dos Trabalhadores
com a defesa da vida e da democracia!

Manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao Prefeito Edinho e a Eliana Honnain! E nosso reconhecimento a todos os gestores e trabalhadores municipais e estaduais de saúde que lutam incansavelmente contra a
pandemia da Covid-19.

25 de março de 2021