Artigo: Os 100 dias de governo Lula, os municípios, bons ares e muita luta, por Ary Vanazzi

Prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) destaca que os municípios estarão juntos na reconstrução de um país

Divulgação

Prefeito Ary Vanazzi, de São Leopoldo (RS), presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)

O governo do presidente Luiz Inacio Lula da Silva completou recentemente seus primeiros 100 dias e os sinais apontam que o Brasil voltou a ter uma administração verdadeira e com todo o respeito ao povo e aos entes federados. Os primeiros 100 dias de Lula fizeram muito bem para os municípios e os ventos que sopram dão cada vez mais esperança para prefeitos e prefeitas que tanto sofreram durante os últimos seis anos, desde o golpe na presidenta Dilma e depois com a eleição da extrema direita. Mas também exigem compromisso de todos nas lutas essenciais do novo governo para a recuperação do país.

Durante os 100 primeiros dias de governo, o presidente Lula teve que enfrentar uma série de desafios: a tentativa de golpe de estado 8 dias após a posse; aumento dos combustíveis, a situação gravíssima de insegurança alimentar atingindo milhões de brasileiros; centenas de obras paralisadas e por aí afora. Herança maldita deixada pelo ex-presidente.

O novo governo, apesar das imensas dificuldades, vem demonstrando que nós, prefeitos e prefeitas, podemos vislumbrar uma onda positiva. Um dos principais pilares desta esperança, em nível municipal, sem dúvida é a reconstrução da relação federativa entre União, estados e municípios.

Mas também o governo Lula tem compromisso histórico e estratégico com inclusão social, distribuição de renda, construção e devolução de políticas públicas que possam restabelecer a democracia neste país, o fortalecimento das comunidades locais, as soluções efetivas nas áreas de saúde, de habitação, de saneamento. Acabou com a onda de privatizações que vinha trazendo prejuízo enorme à população. E principalmente, está construindo uma política de segurança em que o centro são as pessoas, protegendo as pessoas, defendendo a vida, organizando programas de combate à violência e de justiça social.

Nestes 100 dias, o novo governo Lula também implementou ações que alcançam as pequenas produções rurais, a agricultura familiar, a economia local. Há uma nova perspectiva para a população, para os municípios e para o país.

Nós, prefeitos e prefeitas, temos tarefas importantes para ajudar o presidente Lula nas suas políticas de retomada do país. Por exemplo, a luta pela diminuição dos juros, altíssimos, determinados pelo Banco Central que ganhou autonomia sob a tutela do capital financeiro e que precisa ser retomada pelo governo federal, assim como Lula retomou algumas estatais, suspendendo as privatizações. Estabelecer de volta a centralidade na política nacional, com o Banco Central sob a ótica da política financeira do governo federal. Precisamos lutar intensamente para acabar com a especulação financeira que tanto privilégio teve no governo passado.

Nestes 100 dias, o governo Lula, ao restabelecer a relação de diálogo com as Prefeituras, criando o Conselho da Federação, no qual terão assento representantes do governo federal, dos estados e das entidades nacionais municipalistas.

E nós, prefeitos e prefeitas, além de ajudar o governo nas lutas fundamentais que tem pela frente, também já podemos comemorar novos ares que sopram positivos, como os anúncios de retomadas e programas estratégicos para a população, com um olhar atento aos mais necessitados, o nosso povo pobre e trabalhador.

O Minha Casa Minha Vida garante não só moradias populares, como também movimenta a economia, a construção civil, o comércio e por consequência, aumenta índice de empregos. Para as Prefeituras, solução para o déficit de moradias, regularização dos imóveis, arrecadação de impostos.

O Mais Médicos vai possibilitar a oferta de profissionais, tanto na rede básica como nos hospitais. Falta de médicos é problema já crônico enfrentado por prefeituras, agravado no governo passado.

O Mãos à Obra, com injeção de recursos para a retomada de obras estruturais paralisadas no governo anterior e que já começam a se tornar realidade, incluindo as de mobilidade, como extensão de rodovias, construção de estradas, pontes e viadutos.

O Pronasci, que volta numa época de tanta violência contra as mulheres, possibilitando uma maior estrutura para as forças de segurança.

E por último, só para encerrar os mais recentes exemplos, a alteração no Marco do Saneamento, possibilitando que o poder público volte a investir em tratamento de água e esgotos nas cidades, culminando em saúde e bem-estar para população.

Brasília volta a fervilhar, não mais de golpistas soltos e acampados pedindo ditadura. E sim de prefeitos, prefeitas, secretários, técnicos, trazendo seus projetos, protocolando nos ministérios e secretarias, voltando aos municípios com a confiança de aprovação e liberação de recursos.

O Brasil voltou realmente presidente Lula! Os municípios agradecem e temos certeza, estarão juntos nesta reconstrução de um país antes achacado por violência, ódio, desrespeito e especulação de grupos financeiros e políticos a serviço dos poderosos.

Ary Vanazzi é prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)