Assassinos de Manoel de Mattos serão julgados em PE

MP pediu o desaforamento por entender que o julgamento na Paraíba colocaria em risco jurados e testemunhas

Foto: Arquivo PT

Os deputados petistas Luiz Couto (PB) e Fernando Ferro (PE) comemoraram decisão da Justiça Federal de transferir, da Paraíba para Recife (PE), o júri dos assassinos de Manoel de Mattos. Ativista de direitos humanos e vice-presidente do PT no estado, o advogado foi morto a tiros, em janeiro de 2009.

O Ministério Público e a assistência de acusação pediram o desaforamento por entender que o julgamento na Paraíba colocaria em risco jurados e testemunhas. O julgamento ocorrerá, portanto, no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, com sede em Recife.

Luiz Couto afirmou que é importante a mudança porque  Manoel Mattos havia denunciado a existência de grupos de extermínio com a participação de policiais militares paraibanos.

Para o Fernando Ferro, o desaforamento dará mais segurança para que o julgamento se efetive com condições reais de integridade e de respeito à Justiça. “E que se faça justiça. É o que queremos nessa luta que já passa de cinco anos”, afirmou.

Entenda – Com a decisão do TRF, o julgamento será feito na sede da Justiça Federal de Pernambuco, em Recife, mas ainda sem data marcada. O pedido inicial era para o que o júri fosse realizado na cidade de Goiana, na divisa entre os dois estados. Entretanto, o TRF entendeu que os problemas continuariam os mesmos devido à proximidade da cidade com a Paraíba.

De acordo com os autos do processo, os réus Flávio Inácio Pereira e Cláudio Roberto Borges foram apontados como os principais mentores do assassinato. Eles teriam contado com apoio direto de José Nílson Borges, irmão de Cláudio e proprietário da arma utilizada no crime. José da Silva Martins e Sérgio Paulo da Silva foram os executores do homicídio.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com Gizele Benitz – PT na Cãmara


Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira é inocentado pela Justiça Justiça

Mais notícias

PT Cast