Prazo de filiação para participar da eleição interna acaba dia 8 de junho

Fortaleça o partido em sua cidade, contribua para renovar as direções municipais e ajude a eleger as delegações para as etapas Estaduais e Nacional do 7° Congresso do PT

Paulo Pinto/Agência PT

militância petista

Com a premissa de ampliar ainda a atuação do Partido dos Trabalhadores em âmbito municipal e fortalecer a luta por Lula livre e contra os retrocessos impostos por Jair Bolsonaro (PSL), a Secretaria de Organização do PT tem trabalhado forte para capitanear novos filiados e estimular a criação de novas comissões provisórias por todo o país.

O prazo para apresentar novos pedidos de filiação e criar uma comissão provisória onde a legenda ainda não está presente acaba no próximo dia 8 de junho.

Caso você queira fazer parte do processo de eleição interna e renovação dos diretórios municipais do maior partido progressista da América Latina, o pedido de filiação deve estar inserido no sistema até às 23h59 do dia 8
Como? Via FILIE-SE ou acessando a ÁREA PT. Fique atento também a outras informações:

Seja um petista de carteirinha:

Qualquer homem ou mulher que se disponha a lutar por uma sociedade democrática, plural e solidária pode se filiar ao PT, desde que já tenha completado 16 anos de idade, goze de plenos direitos políticos, não esteja filiado a outro partido e possua domicílio eleitoral no mesmo município em que queira se filiar.

Para se filiar ao Partido dos Trabalhadores você pode solicitar sua filiação a qualquer filiado ou filiada; em qualquer Diretório do Partido; ou, preenchendo o cadastro a seguir.

Depois de preenchido o formulário, nós apresentaremos a história e o programa do nosso partido, além dos direitos e deveres dos filiados e filiadas. Sua filiação só será concluída depois que você considerar que não há mais nenhuma dúvida.

Leve o PT para a sua cidade

Nos municípios onde o PT não está organizado, uma Comissão Provisória deverá ser nomeada para organizar o processo eleitoral, exclusivamente, em nível municipal.

A Comissão Provisória é composta por 6 componentes filiados no município, que serão nomeados pela Comissão Executiva Estadual, que definirá, quem assumirá o cargo de Presidente, Secretário e Tesoureiro. As Comissões Provisórias devem respeitar o critério da Paridade de Gênero, mas não há obrigatoriedade de cumprir as cotas de etnia e de juventude.

As lutas começam na cidade

A secretária de Organização do PT, Gleide Andrade, resume com precisão o porquê é fundamental levar as lutas para além das capitais e centros urbanos: “A vida acontece nas cidades. As pessoas que pretendem entrar para a política têm de lutar pelas causas de seus locais de origem”.

Gleide também força o pedido para que todos filiados e filiadas do PT organizem o processo eleitoral interno em seus municípios para “intensificar a campanha por Lula livre e contra a retirada sistemática de direitos”. Além disso, relembra o fato de o partido já ser o que mais possui diretórios municipais. “Nós priorizamos a autonomia partidária. Isso permite que os filiados de determinado município possam resolver sobre a vida do partido em âmbito local”, completa.

Por fim, a secretária de Organização reafirma o desejo de fazer com que o PT, a longo prazo, esteja em todos os municípios do país.  “Mas para isso é preciso que se faça uma convocação a todos aqueles que se identificam com campanhas como Lula Livre, escolheram Haddad na última corrida presidencial e contra Bolsonaro”.

FILIE-SE AO PT AQUI

LEIA AQUI O REGULAMENTO PARA AS ELEIÇÕES INTERNAS DO PARTIDO