Bancada do PT comemora na Câmara denúncia contra Bolsonaro pela PGR
Na denúncia, Bolsonaro é acusados de estimular e/ou participar da tentativa de golpe em 2022 e 2023, de realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito
Publicado em
Ao som das palavras de ordem, “uh, vai ser preso!”, parlamentares da Bancada do PT e de partidos da base do governo Lula na Câmara, comemoraram nesta terça-feira (18), no plenário da Câmara, a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, oferecida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet. Na denúncia, todos são acusados de estimular e/ou participar da tentativa de golpe em 2022 e 2023, de realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito.
Discursando pela liderança do governo, o deputado Rogério Correia (PT-MG) ressaltou que “Bolsonaro e outros golpistas” cometeram inúmeros crimes. Ele relembrou a desinformação e os ataques ao sistema eleitoral, a cooptação de militares visando um golpe de Estado e, até mesmo, o plano de assassinato do então presidente eleito Lula, do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral e do STF, Alexandre de Moraes e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia mais – Sem anistia: Quem tentou dar um golpe contra o Brasil precisa responder à Justiça, afirmam petistas
“Para você que está em casa, entender o dia de hoje, o dia da vitória da democracia, da denúncia contra Bolsonaro. Esse procedimento agora vai imediatamente para o Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre Morais, na Primeira Turma, vai pegar o processo e vai colocar em análise. Depois da defesa dos golpistas, se a denúncia for aceita, Bolsonaro vira réu. Isso vai ser comemorado nas ruas, no carnaval, como está sendo comemorado nos estádios de futebol. Uh, vai ser preso! Uh, vai ser preso! Uh, vai ser preso!”, afirmou.
Denúncia contra Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros 33 foram denunciados por inúmeros crimes:
– organização criminosa armada (art. 2º, caput, §§2º, 3º e 4º, II, da Lei n. 12.850/2013);
– tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal);
– golpe de Estado (art. 359-M do CP);
– dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima (art.163, parágrafo único, I, III e IV, do CP);
– deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998).
Segundo a PGR, a denúncia é baseada em manuscritos, arquivos digitais, planilhas e trocas de mensagem que revelam a trama golpista. A organização contava como líderes o então presidente Jair Bolsonaro, e o seu candidato a vice-presidente, general Braga Netto.
Também foram denunciados pela tentativa de golpe de Estado outros personagens conhecidos do governo Bolsonaro:
Alexandre Rodrigues Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin e deputado federal
Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marina
Anderson Gustavo Torres, ex-ministro da Justiça
Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa
Nas redes dos parlamentares do PT
Assim que a PGR aceitou a denúncia contra o ex-presidente Bolsonaro, na noite desta terça-feira (18), os parlamentares da Bancada do PT usaram as suas redes sociais para afirmar que esse é um passo fundamental na defesa da democracia e do Estado de Direito. Eles também aproveitaram para pedir que a Justiça cumpra seu papel, e para afirmar que é sem anistia para os golpistas.
Veja abaixo o que alguns parlamentares como o líder da Bancada, deputado Lindbergh Farias (RJ), a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), entre outros, comentaram.
A denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro, seu candidato a vice general Braga Netto, além de outros militares desonrados, seu ex-ministro da Justiça e outros cúmplices, é um passo fundamental na defesa da democracia e do estado de direito. O procurador-geral baseou-se nas…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 19, 2025
URGENTE: PGR DENUNCIA BOLSONARO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. AGORA É JULGAMENTO E PRISÃO PELO STF. pic.twitter.com/j6Q0xiJpEn
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 19, 2025
Grande dia! A PGR acaba de denunciar Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. As investigações apontam o protagonismo do ex-presidente na trama golpista!
Eleição se ganha na urna, Bolsonaro. E lugar de golpista é na cadeia!#bolsonaronacadeia pic.twitter.com/860nYE4ycl
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) February 19, 2025
A Procuradoria-Geral da República acaba de protocolar a denúncia contra o ex-presidente Bolsonaro, pela tentativa de golpe de Estado. O Brasil vive um momento histórico! Nossas instituições republicanas e democráticas estão sólidas e determinadas na defesa da democracia.
Este…
— José Guimarães (@guimaraes13PT) February 19, 2025
A justiça será feita! A PGR denunciou o ex-presidente Bolsonaro ao STF por chefiar uma trama golpista para se manter no poder após a derrota em 2022. Ele é acusado de organização criminosa, tentativa de golpe e de abolição do estado democrático de direito. pic.twitter.com/7ehd6w9AJG
— Carlos Veras (@carlosveraspt) February 19, 2025
Do PT Câmara