Bancada do PT indica Odair Cunha para vaga na mesa diretora da Câmara

Deputado vai ocupar o lugar da deputada Marília Arraes. “Odair é experiente, preza sempre o diálogo e será um ponto de equilíbrio na condução dos trabalhos na Casa”, disse o líder Reginaldo Lopes

Gustavo Bezerra

É por meio da democracia que se desenvolve a cidadania, defende Odair Cunha

A Bancada do PT decidiu, nesta terça-feira (24), que o candidato oficial do partido ao cargo de segundo secretário da mesa diretora da Câmara será o deputado Odair Cunha (MG). Ele vai ocupar o lugar da deputada Marília Arraes, que saiu do PT e foi para o Solidariedade.

Marília foi destituída do cargo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por ter trocado de partido. O mesmo aconteceu com o primeiro vice-presidente, Marcelo Ramos (que trocou o PL pelo PSD), e a terceira secretária, Rose Modesto (que deixou o PSDB e foi para o União Brasil). A eleição para o preenchimento dos três cargos será nesta quarta-feira (25).

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), afirmou que a escolha da Bancada é uma importante conquista para a Câmara. “Odair é experiente, preza sempre o diálogo e será um ponto de equilíbrio na condução dos trabalhos na Casa”, disse Lopes.

Atualmente vice-líder da Minoria na Câmara, Odair Cunha disse ter recebido “com muita alegria” a escolha de seu nome pela bancada do Partido dos Trabalhadores. “Uma das tarefas será a de defender nossas bandeiras de luta nesse importante espaço institucional”, afirmou.

Um dos principais projeto de Odair Cunha em tramitação (PL 4014/2021) estabelece normas para a formulação de preços de venda dos combustíveis líquidos derivados de petróleo, objetivando uma média ponderada entre os custos em real e em dólar, para evitar a escalada dos valores, como tem ocorrido com o governo Bolsonaro com o aprofundamento da Política de Paridade de Importação (PPI).

“O refino de petróleo não pode ser tratado como simples negócio  privado, ainda mais no caso dos derivados do petróleo, cujos constantes reajustes de preços estão incorporando custos em dólar referentes ao mercado internacional,  associados à alta volatilidade da taxa de câmbio no Brasil, fruto da instabilidade econômica atual”, sustenta o parlamentar. Pelo projeto, os produtores e importadores de derivados de petróleo deverão publicar demonstrativos com informações completas sobre a formulação dos preços.

Odair Biografia

Formado em Direito, Odair Cunha já ocupou importantes funções na Câmara dos Deputados, tais como terceiro-secretário da Mesa Diretora; vice-líder do Governo; relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras. Já participou de diversas comissões. Neste ano, tornou-se membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Integra atualmente o Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Nascido em 1976, passou sua infância e adolescência no Sul de Minas, no município de Boa Esperança. Iniciou sua militância política em 1999, sendo eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, e hoje se encontra em seu 5º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos.

Em 2013, Odair foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e em 2014 coordenou a campanha de Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais. Em 2015 se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Como secretário atuou em diversas conquistas e avanços para Minas Gerais, como a criação dos Fóruns Regionais de Governo; criação do SAMU Macro Sul; implantação do primeiro curso de Medicina da UEMG; aumento do efetivo das polícias civil e militar; entre outras.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast