Bancada do PT no Congresso lamenta morte de Campos

Câmara fará ato solene na próxima semana

Divulgação

Congresso Nacional. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou para a próxima terça-feira (19), às 15h, sessão solene em homenagem ao ex-deputado Eduardo Campos.

Os membros das bancadas do PT na Câmara e no Senado manifestaram pesar pela morte de Eduardo Campos. Veja abaixo as falas e notas oficiais sobre a perda do líder do PSB.

No Senado:

Eduardo Suplicy (SP) – Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, ex-governador de Pernambuco. O Brasil perde um grande valor em defesa da democracia e da realização de justiça. Ao povo de Pernambuco, aos seus familiares, ao PSB, e à Marina Silva meus profundos sentimentos de pesar e solidariedade.

 Jorge Viana (AC) – Uma tragédia, morreu o Eduardo Campos. O Brasil está de luto. Em um desastre aéreo no litoral de São Paulo, morreu hoje pela manhã o ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos. Nesse momento de tristeza, sofrimento e dor diante dessa tragédia, só temos que pedir a Deus que conforte sua família, amigos e que o acolha.

Delcídio do Amaral (MS) – Acabo de tomar conhecimento da morte de meu amigo Eduardo Campos, vítima de um trágico acidente aéreo – notícia essa que me deixa profundamente consternado. Em respeito à sua memória, decidi suspender por hoje todas as atividades da minha campanha ao governo de Mato Grosso do Sul. À sua família e também a todos os seus companheiros, apresento meus pêsames. Que Deus o tenha!

Ângela Portela (RR) – Eu e toda minha equipe lamentamos, profundamente, a morte do candidato à presidência Eduardo Campos e das pessoas que o acompanhavam nesse trágico acidente. Nossos sentimentos para toda família, amigos, assessores e militantes. Em respeito, estou suspendendo toda a nossa agenda de campanha hoje. Os carros de som não vão circular e não haverá atualizações em nossa página. Que Deus, em sua infinita sabedoria, possa confortar o coração de todos os que o amavam e admiravam.

 Gleisi Hoffmann (PR) – Com pesar, recebi há pouco a notícia do falecimento de Eduardo Campos. Sempre muito triste ver alguém tão jovem (49) partir de maneira tão trágica. Neste momento diferenças políticas ficam em segundo plano. Me solidarizo e mando minhas orações para família e amigos.

 José Pimentel (CE) – Manifesto meu profundo pesar pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, seus assessores e tripulação – consequência do acidente aéreo desta quarta-feira (13/8). Que Deus os receba em paz e que sua Luz ilumine familiares e amigos nesse momento de dor e tristeza.

 Ana Rita (ES) – Triste com a morte do presidenciável Eduardo Campos e assessores. Minha solidariedade aos familiares, amigos e integrantes do PSB/Rede.

 Paulo Paim (RS) – Profundamente triste e chocado com a morte do grande líder e candidato a presidente da República pelo PSB Eduardo Campos. Minha solidariedade aos familiares de #EduardoCampos e aos familiares das demais vítimas. #Luto

 Lindberg Farias (RJ) – Eu estou profundamente chocado com a morte de Eduardo Campos. Perco, antes de tudo, um amigo. Manifesto a minha total solidariedade a sua mulher Renata, seus filhos e familiares. Estendo meus sentimentos às famílias das demais vítimas dessa tragédia. Eduardo sempre foi um pai de família exemplar e um homem público notável. Jovem, dinâmico e preparado, ele fará muita falta ao Brasil.

 Wellington Dias (PI) – Hoje é um dia muito triste para o Brasil, que perdeu um dos seus políticos jovens mais competentes e com o qual tive o prazer de conhecer quando administrei o estado. Com grande pesar, solidarizo-me aos familiares, amigos e correligionários do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, em razão do seu falecimento em acidente aéreo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto. Que Deus lhes dê conforto necessário neste momento de grande tristeza e dor.

 Aníbal Diniz (AC) – Notícia triste a que o Brasil recebeu agora pela manhã, o acidente aéreo envolvendo Eduardo Campos, hoje todos os brasileiros estão de luto em respeito a perda deste grande homem. Lamentável!

 Walter Pinheiro (BA) – Foi com perplexidade e tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo Eduardo Campos. Uma amizade construída no Congresso, que passou para além da política. Quando ministro, foi um parceiro na área de Ciência e Tecnologia; no Congresso, um colega dos mais preparados para os grandes debates do País, como o pacto federativo. Ficará entre nós o exemplo de sua liderança, espelhada em seu avô, e o respeito por um político que é da minha geração, imbuído dos mesmos princípios, compromissos e vontade de promover transformações através da ação política. Nesse momento de consternação, solidarizamo-nos com todos os seus familiares e amigos, além dos entes dos demais envolvidos nessa tragédia, desejando que possam encontrar resignação e paz.

Manifestações na Câmara:

Marco Maia (RS) –  “Muita tristeza com a morte do amigo Eduardo Campos. Convivi com sua juventude e alegria quando fui presidente da Câmara. Descanse em paz”.

Paulo Teixeira (SP) –  “Com grande pesar, recebi a noticia do falecimento de Eduardo Campos. Convivemos harmonicamente e sempre nutri por ele enorme admiração”.

 José Guimarães (CE) –  “Minha dor que se soma a de todos os brasileiros que choram pela morte de Eduardo Campos. A democracia perde um de seus construtores”.

 Benedita da Silva (RJ) – “O Brasil hospitaleiro, generoso, condoído, perplexo, não consegue acreditar que não temos mais conosco o governador Eduardo Campos”.

 Cândido Vaccarezza (SP) –  “O Brasil perdeu uma parte do seu futuro com a morte de Eduardo Campos. Estou muito triste. Minha solidariedade a toda a família”.

 Artur Bruno (CE) –  “Com tristeza recebi a notícia da morte do presidenciável Eduardo Campos. Esta é uma perda incomensurável para a política nacional”.

 Margarida Salomão (MG) – “Tragédia a morte de Eduardo Campos em acidente de avião. Manifestamos nosso sincero pesar e toda solidariedade à sua família”.

 Newton Lima (MG) – “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos. O Brasil perde um líder, um democrata. Minha solidariedade à família e aos amigos”.

 Alessandro Molon (RJ) –  “Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos. Envio à família, aos amigos e aos militantes do PSB meus sinceros sentimentos”.

 Bohn Gass (RS) –  “Desejo paz à família de Eduardo Campos. A mãe, Ana Arraes, foi minha colega na Câmara. Nutro respeito por ela. Meus sentimentos”.

 Dr. Rosinha (PR) – “Neste momento de tristeza e luto pela morte de Eduardo Campos, todo o meu sentimento aos familiares e amigos”.

 Dalva Figueiredo (AP) –  “Quero transmitir meus sentimentos a toda a família e amigos pela perda trágica na manhã desta quarta-feira de Eduardo Campos”.

 Rui Costa (BA) –  “A política brasileira está triste com a trágica notícia da morte de Eduardo Campos, que foi um grande político, importante aliado do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff”.

 Rogério Carvalho (SE) –  “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos. Política de luto”.

 Assis Carvalho (PI) –  “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos, interrompendo, além da carreira de um jovem político, uma vida com todas as suas possibilidades”.

Emiliano José (BA) –  “Morre Eduardo Campos. Homem da política, da melhor política. Da boa tradição democrática. Perplexidade e tristeza. A vida política fica inegavelmente mais pobre com sua trágica morte”.

Edson Santos (RJ) –  “Recebemos com profunda tristeza e perplexidade a notícia da morte do governador Eduardo Campos, liderança política em ascensão que disputava as eleições à Presidência da República. É uma notícia triste para todos os brasileiros”.

 Pepe Vargas (RS) – “Uma perda para a política e para o Brasil. Um abraço solidário na sua família nesse momento de tanta tristeza e dor”.

 Leonardo Monteiro (MG) –  “Lamentamos profundamente o falecimento de Eduardo Campos e manifestamos solidariedade aos familiares dele e das demais vítimas do acidente. Perde a política no Brasil. Que Deus conforte as famílias neste momento tão difícil”.

 Henrique Fontana (RS) – “Respeitosa homenagem a Eduardo Campos homem público com quem tive a honra de conviver e sempre admirei pela forma de ser e fazer política”.

 José Airton Cirilo (CE) –  “Lamentável e trágico o acidente com o presidenciável Eduardo Campos. Meus pêsames à família deste grande homem público”.

 Cláudio Puty (PA) – “Que tragédia a morte de Eduardo Campos. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande e entusiasmada liderança”.

 João Paulo Lima (PE) – “Profundamente consternado com a morte do ex-governador Eduardo Campos. Neste momento de imensa tristeza, gostaria de enviar minhas condolências à família de Eduardo Campos”.

 Fernando Ferro (PE) – “Uma perda muito grande. A morte de Eduardo Campos é uma tragédia que nos deixa pasmos! Abala profundamente a cena política do País”.

 Nelson Pellegrino (BA) – “Minha amizade com Eduardo Campos vem de 2003, quando éramos líderes no governo Lula. Adorava conversar com ele, divertido. Estou chocado. Quero manifestar minha solidariedade à família de Eduardo Campos e dos demais falecidos. Eduardo era um amigo. Estou triste. Com a morte de Eduardo Campos o Brasil perde um dos mais brilhantes políticos de sua geração. Eduardo tinha um futuro promissor. Pesar”.

 Carlos Zarattini (SP) –  “Lamentável acidente ceifou a vida de uma pessoa que muito ajudou a democracia e o desenvolvimento do nosso povo”.

 Luiz Alberto (BA) – “A política do Brasil inteiro está em luto por esta perda. Fecharei meu comitê de campanha hoje, em manifestação de luto”.

 Iara Bernardi (SP) –  “Lamentável essa tragédia com o candidato Eduardo Campos, do PSB. Durante anos, Campos participou do nosso governo petista e ajudou o Brasil a chegar aonde estamos. Registramos aqui nossos pêsames e nos solidarizamos com seus familiares”.

 Márcio Macêdo (SE) – “É inacreditável essa tragédia que aconteceu com governador Eduardo Campos e com o ex-deputado federal Pedrinho Valadares. Eduardo Campos era um jovem talento da política do nosso País, um grande brasileiro. Solidarizo-me com as famílias e com os brasileiros e sergipanos que estão, como eu, entristecidos com esta tragédia”.

 Luiz Couto (PB)  – “Uma imensa tristeza surpreendeu-nos diante desta tragédia que vitimou Eduardo Campos. Seu falecimento representa uma grande perda para a política brasileira”.

 Jesus Rodrigues (PI) –  “Uma verdadeira tragédia o acidente que vitimou Eduardo Campos, um político jovem, que assumiu imensa responsabilidade ao lançar sua candidatura à Presidência da República, contribuindo assim para o engrandecimento da democracia”.

 Reginaldo Lopes (MG) –  “Muito triste e trágica a perda prematura de Eduardo de Campos. Grande político e um grande companheiro, com quem mantive uma ótima relação. Meus sentimentos de solidariedade à família de Campos e aos familiares das vítimas do acidente”.

 José Mentor (SP) – “Triste notícia desta quarta-feira. Nossa solidariedade à família do candidato à presidente pelo PSB, Eduardo Campos”.

 Miguel Corrêa (MG) – “O Brasil perdeu hoje um grande político, um pai de família exemplar, uma pessoa de bem”.

 Iriny Lopes (ES) – “A morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, é uma tragédia. Eduardo foi colega de parlamento no meu primeiro mandato, quando integrou a base do governo Lula. Muito triste que uma fatalidade tenha levado um político jovem, com uma linda família e uma longa trajetória pela frente. Nosso sincero pesar por essa morte tão precoce nesse dia em que, por uma ironia do destino, marca também a passagem de seu avô, Miguel Arraes”.

 Renato Simões (SP) – “Associo-me a todos os brasileiros no pesar pela tragédia que vitimou Eduardo Campos, e as pessoas que o acompanhavam. Durante anos, participamos do mesmo projeto nacional encabeçado pelos presidentes Lula e Dilma e, com certeza, estaríamos na mesma trincheira em 2015, passado o processo eleitoral. Perda que empobrece o cenário político nacional”.

 Janete Rocha Pietá (SP) – “Compartilho neste momento com o povo brasileiro o enorme pesar pela morte de Eduardo Campos, com o qual em várias oportunidades convivi. Na Câmara Federal, atuei junto com sua mãe, a então deputada Ana Arraes, atualmente ministra do Tribunal de Contas da União. É uma tragédia. O Brasil perde uma grande liderança. Neste momento de profunda tristeza me solidarizo com sua família, com todos integrantes e simpatizantes do PSB, e, em especial, com o povo do estado de Pernambuco”.

 Padre João (MG) – “Lamentamos imensamente a perda de um grande homem público e de um respeitado brasileiro. Ele deu uma enorme contribuição ao Brasil. Seu legado fica para a história do nosso País, honrando e lutando pelos princípios democráticos, como fez seu avô, o imortal Miguel Arraes”.

 Josias Gomes (BA) – “Lamentável, sob todos os aspectos, a tragédia que vitimou o ex-governador Eduardo Campos. Lamento, antes de tudo, a morte de um político comprometido com os interesses das camadas mais sofridas da população, conforme sempre demonstrou em sua trajetória política. O futuro que estava reservado ao líder pernambucano era tanto mais brilhante quanto mais se sabe que estaria intimamente vinculado à defesa intransigente da liberdade e da democracia, em nosso país”.

 Para o deputado Amauri Teixeira (BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, trata-se de “uma perda irreparável e difícil de compreender”.

 O deputado Padre Ton (PT-RO) lamentou o fato e suspendeu as atividades de sua campanha ao governo do estado.

 O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) se somou à nota oficial do PT e externou sentimentos aos familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara e no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast