Bancada do PT: Solidariedade à deputada Luizianne Lins e à missão humanitária para Gaza

“De forma ilegal, autoritária e em mais uma grave violação do direito internacional, Israel promoveu o sequestro da deputada Luizianne Lins e de dezenas de ativistas humanitários de mais de 40 países”, denuncia a Bancada, em nota

PT Câmara

Nota da Bancada do PT

A Bancada do PT na Câmara expressa seu veemente repúdio ao Estado de Israel e sua incondicional solidariedade à deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e aos demais integrantes brasileiros e estrangeiros da Flotilha Global Sumud, violentamente sequestrados em águas internacionais pelas forças armadas israelenses.

Nesta quarta-feira (1/10), de forma ilegal, autoritária e em mais uma grave violação do direito internacional, Israel promoveu o sequestro da deputada Luizianne Lins e de dezenas de ativistas humanitários de mais de 40 países. Eles integravam a missão Global Sumud, que tem o nobre objetivo de levar alimentos, água e medicamentos ao povo de Gaza, que sofre sob um genocídio organizado pelo governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu.

A deputada Luizianne Lins, que cumpria um papel humanitário de extrema urgência no barco Grande Blu, teve sua missão, junto com os demais voluntários – violentamente interrompida.

Este ato criminoso é um capítulo vergonhoso na saga de violências cometidas por Israel, que insiste em impedir a assistência humanitária vital para palestinos famintos e perseguidos. A ação de hoje demonstra o desprezo total de Israel ao Direito Internacional e à vida dos defensores dos direitos humanos.

Repudiamos com a máxima veemência o Estado de Israel por este ato de sequestro internacional, assim como repudiamos o genocídio em curso contra o povo palestino.

A Bancada já acionou o governo brasileiro para que atue com a máxima urgência e firmeza para garantir a integridade física e a liberdade de nossa delegação na flotilha. Ao mesmo tempo, reafirma seu apoio integral a todas as iniciativas de paz, incluindo a aprovação de uma resolução de Unidade pela Paz na Assembleia Geral das Nações Unidas, e a todas as missões humanitárias que buscam aliviar o sofrimento imposto à população de Gaza.

Brasília, 1º de outubro de 2025

Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast