Beto Faro é o candidato do PT para senador pelo Pará

Com trajetória política marcada pela defesa da agricultura familiar, presidente estadual do partido está em seu quarto mandato de deputado federal

Ricardo Stuckert

Lula com Beto Faro, do Time do Lula no Pará

Estado que se destaca pela força da agricultura, sendo responsável pelas maiores produções de mandioca, açaí, abacaxi, cacau e pimenta-do-reino do país, o Pará e seus 6 milhões de eleitores podem nestas eleições colocar no Senado alguém que tem toda a trajetória política dedicada à defesa dos trabalhadores do campo e à questão fundiária: Beto Faro é o candidato do PT para senador pelo Estado, integrando o Time do Lula no Estado ao lado de Helder Barbalho (MDB), atual governador e candidato à reeleição, e Hana Ghassan (MDB), candidata a vice-governadora.

Além dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a candidatura de Beto Faro também tem o apoio do Psol e da Rede no Estado.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT na região Norte

Filiado ao PT desde 1987, Beto Faro está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e atualmente preside o Diretório Estadual do PT do Pará. O candidato do Time do Lula ao Senado nasceu em Bujaru, na região de Guajarina, e tem a sua trajetória sindical e política ligada às lutas no campo, principalmente na defesa da agricultura familiar.

Foi na cidade natal que ele deu início à sua luta política, ainda na Pastoral da Juventude, e depois foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru e dirigente estadual da Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

TIME DO LULA NO PARÁ

No governo Lula, ocupou o cargo de Superintendente Regional do Incra no Pará entre 2003 e 2004. Na Câmara, foi vice-líder do PT e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em 2010, foi o mais votado entre os candidatos do partido. Destacou-se na luta pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural.

Beto Faro tem denunciado na imprensa paraense as ações do governo Bolsonaro que dificultaram o acesso ao crédito pelos pequenos produtores, a redução dos recursos para a agricultura familiar e o desmonte dos Incras. Ele coloca como uma das prioridades a questão da regularização fundiária no Pará que, apesar do empenho do governo estadual, é ignorada na esfera federal.

LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT em todo o país

Para os cargos com eleição proporcional no Pará, o PT disputa as 17 vagas de deputado federal com 11 nomes, sendo 5 mulheres. E para a Assembleia Legislativa terá 47 candidatos do partido, sendo 13 mulheres, concorrendo a 41 cadeiras de deputado estadual.