ATIVIDADE DA SNCULT NO FSM FOI SUCESSO DE DEBATE E DE PÚBLICO

Avaliação de políticas dos nossos governos, concepção de culturas, transversalidade, financiamento, o legado e incentivo às culturas negras, diversidade e identidade, privilégios e patriarcalismo, institucionalidade da cultura, a cultura como instrumento de luta e resistência frente ao golpe foram alguns dos temas amplamente debatidos .

Casa cheia e duas horas de bom debate sobre políticas culturais na roda de conversa “Perspectivas para as políticas culturais no Brasil”. A atividade promovida pela SNCULT aconteceu  no final da tarde do último dia 16, na  Tenda Marco Aurélio Garcia/FPA – O Brasil que O Povo Quer, como parte da agenda do 13º Fórum Social Mundial, ocorrido em Salvador – Bahia.

Avaliação de políticas dos nossos governos, concepção de culturas, transversalidade, financiamento, o legado e incentivo às culturas negras, diversidade e identidade, privilégios e patriarcalismo, institucionalidade da cultura, a cultura como instrumento de luta e resistência frente ao golpe foram alguns dos temas amplamente debatidos .

O debate foi antecedido por um ato político de indignação e cobrança para que se apure e puna os responsáveis pelo assassinato da vereadora ativista Marielle Franco e pelo lançamento do livro “Política Cultural e Gestão Democrática no Brasil”, organizado pelo Professor Albino Rubim (UFBA) e publicado pela Fundação Perseu Abramo. A conversa com Albino Rubim, o Professor José Roberto Severino (UFBA), Makota Celinha Gonçalves, jornalista, empreendedora social da Rede Ashoka e coordenadora do Coletivo Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB) foi coordenada pelo Secretário Nacional de Cultura Márcio Tavares e enriquecido pela  participação do público presente integrado por militantes da cultura, dirigentes nacionais, estaduais e municipais, parlamentares, gestores culturais, artistas e representantes de outros setoriais de diversos estados brasileiros.

Márcio Tavares aproveitou a oportunidade para convidar a todas e todas a participarem do processo de debate nacional “ A Cultura que o povo quer”, que será lançado no próximo dia 06/04, em Brasília, com o intuito de levantar contribuições para a elaboração de uma proposta na área cultural para as próximas eleições e a construção de um programa de Cultura para o Partido embasados na participação da população, especialmente de quem milita na área.

SNCULT se reúne com Secretária de Cultura do Governo da Bahia

O secretário Márcio Tavares aproveitou sua presença em  Salvador para se reunir com Arany Santana – Secretária Estadual de Cultura da Bahia. Acompanhado dos membros do Coletivo Nacional residente em Salvador,  Tony Teófilo e Freitas Madiba, o Secretário Nacional de Cultura do PT ressaltou a fundamental contribuição da Bahia para a construção da Plataforma “A Cultura Que o Povo Quer” e convidou Arany Santana para o ato do dia  6 de abril em Brasília,  quando o processo de debates será lançado. Assim como os representantes da SNCULT, Arany Santana recebeu muito bem o convite e se colocou à disposição para contribuir na elaboração da proposta.

 

 

PT Cast