Ciclo de Palestras prepara “Petistas no Exterior” para o PED 2025

Formação foi iniciativa da professora voluntária da Escola de Formação do PT, Renecéya de Mello, e reuniu representantes de 13 tendências partidárias desde março deste ano

Arte: Reneceya de Mello

O grupo de filiados e filiadas “Petistas no Exterior” está pronto para participar do Processo de Eleição Direta, o PED, depois de passar os últimos quatro meses reunindo-se através de videoconferência com líderes das tendências do Partido dos Trabalhadores.

O “Ciclo de Palestras: o PED e as Tendências do PT”, um curso de 14 encontros que começou com uma aula introdutória no dia 5 de março e acumulou mais de 30 horas de conteúdo formativo. “Foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre este processo e se prepararem para as eleições marcadas para o dia 6 de julho”, explica a filiada Renecéya de Mello, pedagoga e professora voluntária da Escola de Formação do PT que organizou as reuniões com apoio de outros militantes filiados do exterior.

Formulado para disseminar o conhecimento das teses e propostas das tendências do PT para o PED 2025, favorecer a integração entre os participantes; fortalecer a imagem do PT e estimular a valorização institucional; contribuir para aprofundar o compromisso com a formação contínua de filiados e militantes e servir de inspiração e motivação para os participantes. A palestra introdutória foi ministrada pelo Professor Walter Pomar.

O Ciclo recebeu representantes das tendências: Articulação de Esquerda, representada por Natália Sena; Articulação Unidade na Luta, representada por Jacy Afonso; Avante, representada por Maria do Rosário; Construindo um Novo Brasil, representada por Delúbio Soares; Diáologo e Ação Petista, representada por Markus Sokol; Democracia Socialista, representada por Joaquim Soriano; Esquerda Popular e Socialista, representada por Lucinha do MST; Movimento PT, representada por Saulo Dias; Militância Socialista, representada por Renato Simões; Novo Rumo, representada por José Américo; Resistência Socialista, representada por Henrique Fontana; Socialismo em Construção, representada por Misiara Oliveira; e Quilombo Socialista, representada por Luís Alberto.

O PT possui mais de 2.700 filiados e filiadas no exterior que poderão votar para presidente pela primeira vez no dia 6 de julho, desde que os núcleos locais organizem o processo.

As reuniões foram um sucesso, com a participação de filiados dos cinco continentes do globo.

“Participar desta formação foi fundamental para compreender melhor o PED, conhecer as principais tendências e movimentos sociais que compõem o PT, além de dialogar diretamente com fundadores e lideranças nacionais. Foi, de fato, uma oportunidade de “beber na fonte” e “conhecer o partido por dentro”, afirma Miguel Kamiunten, filiado de Tóquio, que participou de todos os encontros.

Já Claudia Tamsky, coordenadora do Núcleo de Boston disse que se trata de iniciativa inédita e representou um marco na militância petista no exterior. “Uma verdadeira formação de base!”, celebrou.

Rosilea Roldi Wille, de Munique, acredita que “o ciclo de palestras é uma importante e necessária ferramenta formativa e de integração”.

O registro será disponibilizado, mas se você é petista e mora no exterior, pode entrar em contato com o grupo através do e-mail petistasnoexterior@gmail.com e participar.

 

PT Cast