Como apresentar uma saída a esquerda?

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo comentários e apresentando total falta de respeito ao povo brasileiro. É necessário ter um olhar adiante da crise que estamos sofrendo;…

É necessário ter um olhar adiante da crise que estamos sofrendo; é necessário entender a real situação do país para que não se dê passos em falso. E, é claro, para que os trabalhadores e todos aqueles que desejam uma sociedade democrática possam sonhar e alcançar dias melhores.

Tendo em vista, venho apresentar alguns pontos crucias. Pela primeira vez o governo Bolsonaro começa a ter uma perda, mesmo que pequena. Bolsonaro perde apoio entre aqueles que têm um ganho superior a cinco salários e aos que possuem ensino superior. Mas não se engane, sua base na sociedade, como um todo, cotinua forte.

Por outro lado, um ponto que tive conhecimento hoje,  Bolsonaro cresce entre os mais pobres e no Nordeste. É isso mesmo, o governo que pretendia dar um auxílio de R$200,00 – em um país que tem a cesta básica com média nacional de R$500,00 – consegue crescer entre os mais pobres. E como explicar isso? Primeiro, porque a mídia escolheu seu lado da oposição. E depois, mas não menos importante, o auxílio emergencial. Proposta do PT no Congresso se torna instrumento para crescimento do Bolsonarismo. São essas coisas que a vida nos trás.

Sem espaço para fazer o debate em âmbito nacional, vemos os governos tucanos, principalmente o de Dória, pautando o país.

É meus amigos, vivemos um cenário complicado! Basta de Bolsonaro! Mas não podemos esquecer que por trás do falastrão vêm todas as políticas liberais que foram derrotadas nas urnas, mas que saíram vencedoras pelo antipetismo e pela apolítica.

Mas lhes digo, as próximas eleições, principalmente as eleições municipais, apresentarão um debate de país de forma ampla e contundente. Trarão uma direita forte, e com diversas vias como Sérgio Moro, o grande criador de Bolsonaro, com amplo apoio da população, além de NOVO, DEM e PSDB.

Mais do que nunca, é momento de nos organizarmos para elegermos o campo popular, seja para o Executivo, seja para o Legislativo, ao mesmo tempo  que devemos estar fortes, buscando a saída de Bolsonaro, a anulação da Chapa Bolsonaro/Mourão e eleições diretas em noventa dias.

Vamos a luta companheiros!

Lucas Borges – Membro do  Coletivo Nacional de Cultura