Cultura como Política

A Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura na Assembleia Legislativa, soma esforços com outros movimentos culturais e artísticos pela aprovação da PL: 253/2020.✊✊A PL 253/2020 cria o Programa de Auxílio Emergencial para trabalhadores do setor cultural e para Espaços Culturais.

A derrocada das políticas públicas de cultura, que a cada dia se acentuam na gestão Bolsonaro, neste momento de pandemia passa a ficar ainda mais comprometida. Nem uma instância municipal tem criado propostas para auxiliar os trabalhadores da arte e cultura que serão os últimos a saírem dessa crise, espaços culturais estão com os dias contados para fechar as portas o que compromete diretamente uma cadeia produtiva extensa de trabalhadores do setor cultural que movimenta uma economia significativa para grande parte dos trabalhadores do Brasil e do estado de São Paulo.

Entendemos que a cultura não é algo parcial, que inclui sobremaneira o bem estar econômico da nossa população e representa uma ação direta na criação de uma sociedade mais justa, com respeito às liberdades de expressão e diversidade representada em nossa população e que fortalece as manifestações culturais mais populares, que tanto precisam ser fortalecidas em totalidade em sua estrutura.

A Secretaria Estadual de Cultura do PT paulista realizou, durante toda semana, em conjunto com os mais diversos e variados movimentos e lideranças culturais do estado de São Paulo, esforços concentrados junto a bancada de deputados(as) do Partido dos Trabalhadores, que de pronto se engajaram à luta para defender e articular na Alesp a aprovação desse PL. Prevendo a criação do Auxílio Emergencial para Trabalhador do Setor Cultural equivalente a um salário mínimo estadual paulista, de R$ 1.163,55 e que os Espaços Culturais receberão um subsídio mensal no valor de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

Pedimos a to@s que ajudem na divulgação e articulação dessa aprovação, através do instagram @pl253_cultura se constrói uma campanha de apoio essencial para que possamos pressionar os parlamentares que ainda não assinaram este PL.

Cíntia Sales – Membro do Coletivo estadual de cultura do PT paulista