Diretórios e Comissões Provisórias – Balanço 18/fev/2015

O PT está atualmente organizado em 62% do território nacional, com 2.930 Diretórios Municipais e 518 Comissões Provisórias. No dia 25 de outubro de 2015 será realizado o PEDEX para eleger uma nova Direção Partidária em todos os municípios que não realizaram o PED 2013. Participarão do PEDex os municípios com Comissão Provisória constituída até 14 de abril de 2015.

Ao nomear uma Comissão Provisória a participação de todas as lideranças e forças políticas do município, deve ser levada em conta para garantir a participação e a pluralidade na organização do Partido e nas Eleições de 2016.

As novas Comissões Provisórias deverão ter 6 componentes, sendo três homens e três mulheres, devendo se designar entre estes, no mínimo, um presidente, um secretário e um tesoureiro.

Os municípios que realizaram o PED 2013, mas que não preencheram todas as vagas do Diretório Municipal ou que não tenham cumprido a paridade ou as cotas de juventude e etnia, também poderão realizar o PEDEX para renovar o Diretório.

O objetivo do PEDex é ampliar a organização do PT em todo o Brasil, principalmente nos pequenos municípios, preparando o partido para as eleições de 2016. Na campanha de 2014, a Presidenta Dilma teve uma importante vitória nas cidades com menos de 40 mil eleitores, aumentar a capilaridade do PT e eleger direções municipais com capacidade de dialogar com a realidade destas cidades será uma importante tarefa do Partido em 2015.

Precisamos desde já realizar campanhas especificas de filiação para aumentar a participação dos Negros, dos Jovens e das Mulheres no PT. Realizar as plenárias para os novos filiados e filiadas e eleger Direções Municipais com grande articulação política e social e capaz de ampliar a inserção do PT na sociedade.

Clique aqui para ler o regulamento do PEDEX 2015

Veja abaixo o número de Diretórios e Comissões Provisórias por estado:

Veja abaixo a forma de organização do PT em cada município: