Em defesa da cultura brasileira

A remoção da Secretaria de Cultura para o Turismo reforça a visão limitada, equivocada e atrasada que este Governo tem  de Cultura.

A perseguição e o desprezo à Cultura parecem ser intermináveis no governo Bolsonaro. Não satisfeito com a extinção do Ministério da Cultura, com o esvaziamento das políticas culturais e com o retorno da censura, Bolsonaro decidiu, de forma abrupta, retirar a Secretaria de Cultura e seus órgãos vinculados do Ministério da Cidadania e levá-la para o Ministério do Turismo.

A forma como essa medida foi tomada é irresponsável e acarretará em sérias consequências para a execução de políticas públicas, expondo, mais uma vez, o desejo desse Governo em aniquilar com a produção de Arte e Cultura no país.

Além disso, a remoção para o Turismo reforça a visão limitada, equivocada e atrasada que este Governo tem  de Cultura, negando-a como um direito, tal como preconiza a Constituição, e atribuindo à Secretaria  o papel de mera instância utilitária e de prestação de serviços.

Em função do descalabro dessa medida e todas as demais que o governo Bolsonaro toma para a área de cultura, a Secretaria Nacional de Cultura do PT manifesta seu repúdio à essa medida despropositada e afirma que irá lutar em todos os espaços possíveis pela manutenção das políticas culturais em nosso país.

Brasília, 7 de novembro de 2019

Secretaria Nacional de Cultura do PT

PT Cast