Encontro na ENFF reúne comunicadores dos Comitês Populares

Com cerca de 120 participantes, o encontro discutiu estratégias para fortalecer a comunicação e a construção dos Comitês Populares

Nos dias 20 e 21 de maio aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP), o encontro da Central de Mídia das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Cerca de 120 comunicadores de todo o Brasil enfrentaram a semana mais fria do ano em São Paulo para discutir o planejamento de ações para  fortalecer a comunicação e a formação dos Comitês Populares e o combate às fake news. 

O primeiro dia do encontro contou, na parte da manhã, com as análises de Nivaldo Santana (PC do B), Valério Arcary (PSOL) e  Rui Falcão (PT) sobre o contexto e as perspectivas em defesa do Brasil. 

Nivaldo Santana (PC do B) defendeu a ampla unidade política e social nessas eleições, frisando a necessidade de conversão de quadros do centro para o lado do ex-presidente Lula. “Precisamos impulsionar para que parte dessas forças passem para o nosso lado, nosso projeto de governo, encabeçado pelo presidente Lula. O objetivo é unir amplas forças políticas para desgastar e derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo, enfrentar a desigualdade social e construir relações internacionais com soberania”, defendeu Nivaldo. 

O historiador marxista e militante do PSOL, Valério Arcary, destacou a correlação social de forças que vivemos e a disputa das camadas médias que está em curso no atual cenário. Alertou para a ofensiva golpista de Bolsonaro e finalizou pedindo que nenhum de nós do campo da esquerda baixe a guarda até o final das eleições. “Nós devemos acreditar em pesquisas de opinião, principalmente a dos institutos sérios. Mas precisamos ser melhores do que isso, porque já aprendemos com outros indicadores. Vamos ter momentos delicados, é imprevisível. Estamos lidando com uma das forças neofascistas mais perigosas do mundo. A luta só termina quando acaba. Com garra, inteligência e disciplina nós vamos vencer!”  

O deputado federal e coordenador de comunicação da campanha de Lula, Rui Falcão (PT-SP), destacou a capacidade aglutinadora do ex-presidente Lula e a esperança que começou a renascer no povo brasileiro quando Lula saiu da prisão e, em seguida, teve as anulações de suas acusações injustas. Falcão enfatizou que a Campanha terá entre os seus objetivos despertar esperança de que o povo brasileiro vai superar essa triste página de sua história. “Vamos falar dos problemas que o Brasil enfrenta, sobre a questão econômica e como podemos voltar a ser uma grande Nação com desenvolvimento, emprego, renda, educação e cultura.”

Encontro dos comunicadores dos Comitês Populares, na Escola Nacional Florestan Fernandes

Nas redes e nas ruas!

Toda a programação foi voltada à discussão para melhorar a atuação das forças progressistas na disputa de ideias e sentido entre a sociedade brasileira. A programação centrou-se em apresentar tipos de estratégias que podem facilitar a mobilização.

“Nossa comunicação tem um objetivo claro: contribuir para avançar a mobilização e participação popular na política. Nossa compreensão é que a força do povo vai mudar essa situação que vivemos hoje e para isso mais gente precisa participar e se engajar na campanha de Lula e permanecer mobilizados mesmo após a eleição”, disse Ana Flávia Marx, coordenadora da atividade.

Para falar sobre como alcançar esse objetivo, fizeram parte da programação especialistas como Brunna  Rosa e Thiago Rezende, que fizeram uma exposição das ações vitoriosas nas redes sociais já realizadas pela equipe de campanha do ex-presidente Lula. Dríade Aguiar, da Mídia Ninja, e Henrique Carlos Parra, do A Boca de Lobo, também apresentaram experiências concretas sobre estratégias nas redes sociais e estímulo à criação de comunidades. 

O tema dos Comitês Populares foi central no segundo dia da atividade. Com a participação de Paulo Okamotto, da coordenação da campanha de Lula, os comunicadores se debruçaram sobre os objetivos dos Comitês, formação, dificuldades e necessidades de materiais de comunicação para dinamizar ainda mais a campanha de formação de Comitês.

Paulo Okamotto durante o encontro de comunicadores dos Comitês Populares, na Escola Nacional Florestan Fernandes

Para ilustrar ações que já estão acontecendo, Clarisse Chalreo, responsável pelas redes do Partido dos Trabalhadores, Roni Barbosa, secretário de comunicação da CUT (Central Única de Trabalhadores) apresentaram as experiências da campanha dos Comitês Populares de Luta e das Brigadas Digitais.

O encontro foi finalizado com debate e aprovação da Carta do Time da Esperança aos comunicadores e comunicadoras do Brasil que situa a importância da comunicação na disputa eleitoral e reforça o pedido para que mais pessoas possam se engajar na campanha de Lula à Presidência da República.

Alexandre Gigante

Um triste acontecimento, a perda do companheiro que estava presente no encontro, Alexandre Teixeira, deixou a todos consternados. Alexandre, criador do Lula Gigante, pediu a palavra na tarde de sexta (20) para nos lembrar da urgência que temos em agir, já que, nos lembrou ele, restam apenas 18 semanas até as eleições. “Temos 18 semanas até eleição contando com esta e temos que pensar o que é preciso fazer, o que vamos conseguir fazer juntos”, falou Alexandre.

Alexandre foi homenageado na manhã de sábado (21) com uma cerimônia na Escola Florestan Fernandes.

Leia abaixo a íntegra da carta do Time da Esperança aos comunicadores e comunicadoras do Brasil

CARTA DE GUARAREMA POR UMA COMUNICAÇÃO POPULAR E POR LULA PRESIDENTE!

É urgente. É urgente restaurar a esperança em nosso país.

Nós, comunicadores populares de todo o Brasil, reunidos nos dias 20 e 21 de maio na Escola Nacional de Formação Florestan Fernandes, sabemos que as eleições deste ano contêm o maior desafio para todos os que lutam pela verdade, pela vida do povo, contra o fascismo e a destruição. O genocida Jair Bolsonaro segue semeando a mentira, a dor, o lucro a qualquer custo, a morte, a devastação do meio ambiente.

É urgente. É necessário derrotá-lo.

É preciso lutar ao lado do povo pobre para que ele leve Lula em seus ombros para ocupar novamente a Presidência da República. É necessário estarmos juntos para que possamos resistir aos ataques que, sabemos, sobrevirão.

Essa luta só poderá alcançar seus propósitos se entendermos a comunicação como uma dimensão estruturante da batalha. Para isso, firmamos o compromisso inadiável de organizar o povo em Comitês Populares de Luta para eleger Lula presidente. Esse propósito só logrará êxito se estivermos alertas para combater e neutralizar a engrenagem de desinformação, mentiras e fake news a serviço de Bolsonaro. Vamos, portanto, nos dedicar à construção de uma imensa rede de militantes e ativistas capazes de emocionar o povo com narrativas feitas daquela matéria-prima delicada que é a esperança em uma vida plena, digna, protegida por direitos. Narrativas verazes, alicerçadas na experiência viva de nosso povo.

Compreendemos que a comunicação mais eficaz é aquela disposta ao diálogo, à escuta, ao acolhimento das angústias e sofrimentos do povo diante da desgraça patrocinada pelo fascismo e consubstanciada de maneira atroz nos 27,4 milhões de brasileiras e brasileiros que nos últimos 6 anos foram condenados a viver em situação de pobreza extrema, ou nos 665 mil mortos pela Covid-19. Há muito mais dores: as cidades tropeçam em seres humanos dormindo nas calçadas porque o preço dos aluguéis tornou-se uma verdadeira condenação. A fome grassa nas periferias. Um jovem negro morre a cada 23 minutos no Brasil. A cada sete horas, uma mulher é vítima de feminicídio. As terras indígenas são invadidas com o aval do governo federal.

Tragédias demais.

A comunicação capaz de se tornar um elemento aglutinador em torno da candidatura de Lula se constituirá das aspirações, sonhos e lutas concretas de nosso povo para resistir a tamanha barbárie. Acreditamos na organização de base, calcada em idéias e ações reais da comunidade. Não é casual que as palavras “comunicação” e “comunidade” tenham a mesma raiz: o que é “comum”, partilhado por pessoas com os mesmos interesses.

Temos apenas 18 semanas para estruturar e colocar em ação essa rede de comunicadores populares, engajados na luta e na solidariedade com o povo em seus territórios, sindicatos, movimentos sociais e culturais, escolas, famílias, igrejas e cultos. É apenas com essa organização e com a verdade que emana dela, pois baseada na vida vivida, que ajudaremos homens, mulheres e jovens, em cada canto do Brasil, a entender que Lula encarna hoje a esperança em um País mais justo e solidário, enquanto o fascismo de Bolsonaro representa o que há de pior.

Somos centenas de milhares de pessoas que já perceberam a importância existencial da luta comunicacional. Se cada um de nós se colocar no papel de “comunicador”, por que todos de fato o somos, atingiremos milhões. Não podemos parar por aí: o que emergirá das ruas e das redes, com esses comunicadores falando com distintos sotaques, usando diferentes gírias, fotografando com o celular que se tem à mão, registrando a resistência e a luta popular e divulgando pelas nossas redes, será muito mais potente e verdadeiro do que a farsa apresentada todos os dias pela mídia corporativa.

Vamos ocupar as ruas, redes, vielas, florestas, campos e matas, disputando ideias e votos que serão essenciais para a transformação do país. Não há espaço para hesitações. É hora de exercitarmos nossa criatividade, usando todas as ferramentas e meios de comunicação possíveis para dialogar com o povo.

E não podemos nos esquecer: em um país onde 33 milhões de pessoas não têm ainda acesso à internet, também é urgente a ocupação dos mais diversos espaços de comunicação. Pelas ondas do rádio, da tv, nas páginas dos jornais populares, fanzines, cordéis, nos muros pintados, nos cartazes, nas imagens produzidas e em tudo o mais que possamos vir a inventar, junto de nossas comunidades e coletivos, em todas essas linguagens a nossa mensagem deverá estar presente.

O Brasil merece. O povo brasileiro merece. E é urgente. Todos podemos fazer a diferença. E ajudar a eleger Lula e a construir o poder popular. Essa é a tarefa de todos os militantes comprometidos com a justiça, o amor e a liberdade.

Façamos! Vamos juntos pelo Brasil!

Guararema, 21 de maio de 2022

Da Redação/Comitê Popular de Luta

PT Cast