Nota da SMAD sobre o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia

O Vale do Javari abriga a maior quantidade de povos isolados do mundo e é importante assinalar que dias antes do desaparecimento o jornalista e o indigenista haviam sido ameaçados

Site do PT

Coletivo Nacional da Smad 2022

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT se solidariza com os familiares de Dom Phillips e Bruno Pereira, repórter e indigenista respectivamente, que faziam o percurso entre a vila ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte na manhã de domingo (05 de junho), e desapareceram. O objetivo da viagem era visitar a equipe de Vigilância Indígena, próxima à localidade chamada Lago do Jaburu, onde o jornalista faria entrevistas com os indígenas.

Temos acompanhado de perto as notícias e procurado contribuir com as autoridades na busca dos dois, entretanto não podemos deixar de assinalar que o pronunciamento do presidente da República, na tarde de ontem, dia 7 de junho, não foi adequado. O mandatário, em vez de envidar esforços para intensificar as buscas e procurar identificar as causas do desaparecimento, preferiu culpar as vitimas pelo crime, ao afirmar que eles estavam numa “aventura” e que foram imprudentes. Eles não estavam numa aventura, estavam na luta pela preservação da floresta e na defesa das comunidades tradicionais e indígenas da região, que tem sido tão atacadas no atual governo. Governo que desmontou qualquer mecanismo de proteção a esses povos e a esse bioma e estimula madeireiros, garimpeiros, grileiros a invadir e pilhar essa terra, com vários casos de violência registrados, especialmente contra os povos indígenas, indigenistas e repórteres. Esse estímulo à violência ocorre com discursos ofensivos e desrespeitosos contra os povos e a floresta em si, com o desmonte de qualquer estrutura estatal de proteção à lei e à ordem e pela indulgência com que tratam a entrada do crime organizado e de milícias ricas e poderosas na Amazônia.

O Vale do Javari abriga a maior quantidade de povos isolados do mundo e é importante assinalar que dias antes do desaparecimento o jornalista e o indigenista haviam sido ameaçados. Essa declaração do Presidente da República é mais um discurso que autoriza a violência e aumenta a impunidade de crimes, ao mesmo tempo em que justifica a falta de empenho nas buscas pelo governo federal.

Penildon Silva Filho
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Salvador, 08 de junhode 2022

PT Cast