Nota de pesar da SNCult pelo falecimento de Teresa Huang

Teresa uniu força e doçura como poucos. Foi uma mulher guerreira que, inconformada com as injustiças existentes em nossa sociedade, se engajou na luta popular.

Teresa Huang uniu força e doçura como poucos. Foi uma mulher guerreira que, inconformada com as injustiças existentes em nossa sociedade, se engajou na luta popular. Teresa construiu o Partido dos Trabalhadores e ajudou a mudar para melhor a cidade de Recife durante os governos do PT.

Historiadora, se engajou na militância pela cultura, atuou junto dos artistas e fazedores pernambucanos, nordestinos e brasileiros em defesa dos direitos culturais. Fez parte do MinC e ajudou a construir as políticas públicas que revolucionaram a gestão cultural no país durante os governos de Lula e Dilma.

Por fim, Teresa era Secretária de Cultura do PT-PE e, mesmo lutando, pela saúde e pela vida, fez uma gestão militante, exemplar e comprometida com o setor. Foi uma das dirigentes de cultura mais ativas e prolíficas. Deixou sua marca na luta por Lula livre, quando esteve na coordenação do Festival Lula Livre em Recife, que recebeu Lula libertado de seu injusto cárcere em sua terra, em novembro passado, o que encheu Teresa de felicidade e satisfação.

Teresa era assim: jamais esmorecia, jamais perdia o sorriso e jamais lhe faltava o carinho e a solidariedade de seus amigos e companheiros. Por isso, deixa todos nós que construímos a luta pela cultura no Partido dos Trabalhadores em luto. Perdemos uma militante e, mais do que isso, perdemos uma pessoa verdadeiramente companheira, uma amiga.

Teresa fará muita falta aqui. Sua inteligência, tenacidade, generosidade, paciência e fraternidade são qualidades cada vez mais raras. Teresa Huang foi uma guerreira como poucas.

Neste momento de imensa dor, estendemos nossas homenagens à memória de Teresa e a seu legado como militante e ser humano, abraçando os amigos e familiares com plena solidariedade.

Teresa Huang está e sempre estará presente.

Brasília, 2 de agosto de 2020

Secretaria Nacional de Cultura do PT

Márcio Tavares
Secretário Nacional de Cultura do PT

PT Cast