Nota de pesar SNCult pelo falecimento de João Menine

Um dos precursores da SNCult-PT, foi um militante que teve a firmeza e a generosidade como características. É mais uma perda dura que sofremos esse ano.

A Secretaria Nacional de Cultura do PT manifesta seu pesar pelo falecimento do companheiro João Alberto Menine, na noite de 30 de agosto em Porto Alegre.

Menine foi um dos fundadores do PT no RS e sempre teve na cultura o centro da sua militância. Atuou no centro acadêmico de história da PUC-RS e um dos precursores da Secretaria Nacional de Cultura do PT, inclusive sendo candidato a Secretário Nacional de Cultura do PT em 2012.

Foi um dos articuladores e principais incentivadores do Piquete Estrela Gaudéria, tendo na preservação da cultura gaúcha uma das marcas da sua atuação cultural.

Foi assessor parlamentar e gestor cultural. Foi diretor do Instituto Gaúcho para a Tradição e Folclore durante o governo Olívio Dutra e assessor especial da SEDAC durante o governo Tarso Genro.

Militante que teve a firmeza e a generosidade como características. É mais uma perda dura que sofremos esse ano.

Enviamos nossa solidariedade e nosso abraço fraterno a toda família e amigos com o sentimento de que o legado de luta pela cultura empreendido por João Menine deve ser mais do que nunca defendido.

Menine, presente.

Brasília, 31 de agosto de 2020

Secretaria Nacional de Cultura do PT

Márcio Tavares
Secretário Nacional de Cultura do PT

Coletivo Nacional de Cultura do PT

PT Cast