Nota do Setorial de Combate ao Racismo do PT-PR

O PT lutará até o fim pela justiça aos injustiçados!

Repudiamos veementemente a decisão dada pela juíza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (PR). O PT não vai ser conivente ou covarde nem se calar diante de tamanha injustiça! A decisão foi proferida no dia 19 de junho e publicada na terça-feira, 11 de agosto de 2020 . No texto, a magistrada acusa o homem de praticar os crimes por ser negro.

Ela não olha para o crime, e sim para a cor de sua pele, insinuando que toda pessoa de pele negra é suscetível a cometer crimes.

Ela é quem age CRIMINOSAMENTE! RACISMO é crime inafiançável!

Já não bastasse o fardo histórico de injustiça e violência cometida aos nossos ancestrais, à nossa juventude.

Juventude negra que é assassinada brutalmente a cada dia sem o direito da defesa.

E as mulheres, as mães negras periféricas que choram todos os dias. O choro na periferia é do povo negro!

Temos também as atrocidades cometidas pelo governo genocida Bolsonaro, que não aplica as políticas públicas necessárias para atender e evitar as mortes pela Covid-19, afetando a população mais pobre deste país.

Não bastasse tudo isso, temos ainda que lidar com essas atitudes boçais e cruéis desta juíza.

O que causa o desassossego e a desesperança é o racismo estrutural em que vivemos.

Não bastaram os anos da escravidão existente em nosso país, e anos sem nenhuma política de equiparação pra todas essas injustiças.

O Partido dos Trabalhadores foi o único na história da nossa Democracia que constituiu leis que pudessem com o tempo superar essa estrutura racista. Por isso também sofremos um golpe, foi por isso também que perdemos apoio, e fomos também dessas injustiças uma das maiores vítimas. Tivemos nosso maior líder condenado e preso sem provas!

Aos poucos um pequeno setor do judiciário vai deixando sua máscara cair. A juíza agiu de forma racista, desprezível, ela depõe contra o próprio Poder Judiciário e contra o princípio constitucional de sermos todos iguais perante a lei.

“As pessoas que estão tentando fazer deste mundo pior, não estão tirando um dia de folga. COMO EU POSSO?” (Bob Marley)

Racistas não passarão!

O PT lutará até o fim pela justiça aos injustiçados!

PT Cast