Diretório Estadual do PT de São Paulo começa a cadastrar e a regulamentar Núcleos Virtuais.

A resolução aprovada na executiva estadual determina que os núcleos digitais serão de composição livre e não necessariamente precisarão ser ligados a temáticas ou categorias. Os Núcleos Digitais poderão ser constituídos por filiados e simpatizantes.

O Diretório Estadual do PT de São Paulo começou a cadastrar e a regulamentar os Núcleos Virtuais do PT. As inscrições podem ser feitas pelo formulário abaixo.

O Núcleo Virtual é aberto a filiados e filiadas do PT, mas isso não quer dizer que só filiados participam dele. “Queremos Núcleos Virtuais ágeis, livres, debatendo os temas do país, do PT, dos governos em todas as esferas. Núcleos Virtuais discutindo políticas públicas, organização partidária e temas do cotidiano. Núcleos Virtuais organizando as mobilizações e as lutas dos trabalhadores. Núcleos Virtuais construindo posições firmes e consistentes em defesa da vida, da igualdade, das liberdades e da democracia.”

Secretário Estadual de Organização espera dar largada com 100 núcleos espelhados pelo Estado
Por Cláudio Motta Jr – Linha Direta
Terça-feira, 7 de julho de 2015

A reunião da executiva estadual do PT-SP, da última segunda-feira, dia 06 de julho, aprovou por unanimidade a criação de núcleos digitais no Estado de São Paulo.
Muito discutida durante o processo de organização do Congresso Estadual do PT-SP, a ideia de criar os núcleos digitais mobilizou, além de dirigentes, integrantes do diretório e se consolidou internamente como nova alternativa para a organização interna do partido de forma que garanta canais de participação mais diretos, cotidianamente.

Segundo o secretário de Organização do PT-SP, Gerson Bittencourt, a iniciativa não significa um rompimento com as formas tradicionais de organização e, sim, uma inovação. “Nós não estamos descartando as formas de organização dos núcleos de base. Estamos introduzindo um novo sistema, onde os filiados e simpatizantes poderão, através das redes sociais, constituírem núcleos dentro do território, que não precisam ser do município, não precisam ser de uma Macro, pode ser do Estado como um todo”, explica.

A resolução aprovada na executiva estadual determina que os núcleos digitais serão de composição livre e não necessariamente precisarão ser ligados a temáticas ou categorias. 
Na resolução, a direção determina que o Núcleo Digital pode ser constituído por filiados e simpatizantes e que sua coordenação seja feita por um membro filiado ao partido, pois este será o responsável pela interlocução entre o grupo e o partido.

A Secretaria de Organização do PT-SP será a responsável pelo diálogo com os núcleos digitais. Segundo o secretário, essa será uma forma da pasta de levar informações do partido aos grupos, assim como uma via para fomentar o debate ali feito. 

“O PT não pode ficar atrás dos avanços, das novas formas de organização e procurar, cada vez mais, horizontalizar a organização do partido. Isso ajuda a trazer mais pessoas para o PT, além de fomentar o debate”, avalia Gerson.

O roteiro explicativo para constituição dos núcleos digitais será apresentado em breve. Enquanto não acontece o lançamento, Gerson está conversando com diretórios municipais e macros explicando a iniciativa e incentivando a criação dos grupos. “Nós queremos facilitar a participação dos militantes nas formas organizativas do PT”, frisa Gerson.
De acordo com o secretário, a direção estadual definiu como meta conseguir organizar, pelo menos, 100 núcleos até o lançamento oficial.

PT Cast