Paul Singer dá aula inaugural do Curso de Difusão do Conhecimento em Gestão de Políticas Públicas

180 pessoas entusiasmadas, atentas e participativas, ficaram durante 4 horas nesta aula de muito conteúdo e interação.

curso difusão são paulo SPNo último sábado, 14 de março, economista e sociólogo Paul Singer ministrou a aula inaugural do curso de Difusão do Conhecimento em Gestão de Políticas Públicas. O Curso é resultado de uma parceria da Secretaria de Formação do Diretório Municipal do PT com a Fundação Perseu Abramo. A abertura contou com a participação do presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo, Paulo Fiorilo, do Secretário Nacional de Formação Política, Carlos Henrique Arabe, do representante da FPA, Gustavo Codas e da Secretária Municipal de Formação Política, Vera Machado, que intermediou a aula.

O curso tem como propósito a análise da situação atual do Brasil e se propõe a discutir as principais questões que fazem parte da realidade do país nestes últimos anos de governos pós-neoliberais.

­Durante a aula inaugural, Singer falou sobre a revolução industrial, revolução francesa e a relação delas com o surgimento da organização da classe operária, com o sindicalismo e o surgimento do socialismo.

Singer destacou a importância de Lula na história da classe trabalhadora no país “O Lula é um dos grandes heróis da sociedade, porque ele conquistou de volta o direito de fazer greve durante a ditadura militar”, disse ele.

Durante a aula, Paul Singer respondeu perguntas dos presentes, uma por vez, e deu a cada resposta uma outra aula ou indicou a necessidade de outro momento de estudo. Destacou a importância da democracia e do respeito a quem pensa diferente.  Um dos questionamentos tratou sobre o trabalhador que, com o aumento do poder de consumo, se identifica com os ideais da elite. Segundo ele, isso aconteceu nos EUA e foi levado até o limite. “A competição leva ao progresso; o excesso dela leva à miséria moral. A felicidade é produzida socialmente”, afirmou ele.

Após a exposição de Paul Singer, o coordenador do curso, Luís Fernando Vitagliano, apresentou algumas diretrizes do curso que será realizado à distância.

Tivemos a presença de 180 pessoas que, entusiasmadas, atentas e participativas, ficaram durante 4 horas nesta aula de muito conteúdo e interação.

 

PT Cast