Secult PT RJ em Luto pelo incêndio do Museu Nacional

O incêndio que ataca a história do nosso país hoje é a cópia mais fiel do retrato do (des)governo Temer.

O incêndio que ataca a história do nosso país hoje é a cópia mais fiel do retrato do (des)governo Temer. Um acinte à democracia em seu direito à memória. A Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro vem a público se solidarizar e lamentar com usuárixs, turistas, estudantes, professores/as,  e toda sorte de pesquisadores/as, servidores e técnicos,  o incêndio criminoso que destruiu, na noite deste domingo, 02 de setembro, todo o acervo e comprometeu a infraestrutura física do Museu Nacional – primeiro Museu deste país- com 200 anos de história e um dos maiores acervos das Américas.

Chamamos a atenção para a queda vertiginosa que sofreu o orçamento do Museu Nacional desde 2016, ano do golpe que tirou a presidenta Dilma da Presidência da República, caindo de R$ 415mil, para previsão uma previsão orçamentária de R$ 216mil, em 2018. Ressalta-se, ainda, a PEC 55, do congelamento de gastos na educação que também prejudicou o repasse de verbas para o Museu Nacional.

Ao assistir a maior tragédia Cultural e Científica do país e toda América Latina, e ainda em choque, lembramos  que defendemos como princípio de qualquer gestão pública que a educação, preservação e proteção museal sejam alicerces de um projeto de estado que protege sua história, memória e soberania Cultural. Práticas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade calcada nos princípios de respeito a sua identidade,  diversidade e da educação crítica e cidadã.

Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2018

 

Fernanda Camargo – Secretaria Estadual de Cultura PT RJ

PT Cast