Tony Tornado – Pedra 90

Um “Zumbi dos Palmares” vivo!

Álvaro Maciel e Deise Benedito*

 

Hoje ele faz 90 Anos.  Quem resistiu 90 anos e não morreu na BR-3 ficou para contar a história da Revolução a BMB- Black Music Brasileira. Incrível… Um “Zumbi dos Palmares” vivo!  Extraordinário e revolucionário, realmente podemos dizer que Tony Tornado é  “Pedra 90”.

Seu nome de batismo é Antônio Viana. Iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker no programa “Hoje é dia de Rock” de Jair de Taumaturgo, onde imitava cantores como Chubby Checker e Little Richard. Viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York. Voltou ao Brasil em 1969 e entrou para o conjunto de Ed Lincoln e também cantou em boates com pseudônimo de Johnny Bradfort.

Em 1970 saiu do conjunto e da vida noturna. Adotou o nome Tony Tornado para disputar e vencer a fase brasileira do V Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro; com a música BR-3, de autoria de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar.  Com fortes influências de James Brown, Tony foi um dos precursores do soul music e do funk na música brasileira. Como ator fez sucesso no cinema, no teatro e na TV, onde participou de várias novelas, minisséries e programas humorísticos.

Podes crer Amizade!

Feliz aniversário!

Muita força e saúde!

 

 

*Álvaro Maciel é Administrador/Contador, MBA em Gestão Cultural e atualmente é membro do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Deise Benedito é advogada, especialista em relações étnico raciais e gênero e atualmente é Perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

PT Cast