Um ano do crime da Vale em Brumadinho.

Nota da Secretaria Agrária Nacional do PT sobre 1 ano do crime da Vale em Brumadinho.

Guilherme Weimann

Atingidos por barragens participaram de ato em Belo Horizonte (MG) no dia 20/01/2020 para dar largada à “Marcha dos Atingidos: 1 ano do crime da Vale em Brumadinho”.

25 de janeiro de 2020.

A Secretaria Agrária Nacional do PT presta homenagem em honra das vítimas do crime socioambiental da Vale S/A em Brumadinho, que completa 1 ano neste dia 25 de janeiro de 2020, e solidariedade a todos os familiares das 272 vítimas fatais a avalanche de lama provocada pela negligência e sanha pelo lucro às custas do suor e do sangue de trabalhadores e trabalhadoras, além da degradação da terra e dos rios que antes nutriam a vida e hoje são marcados pela morte e destruição.

Do mesmo modo, nos somamos à manifestação de indignação e denúncia do crime socioambiental da Vale S/A, saudando a coragem e determinação dos militantes dos movimentos sociais que, liderados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, seguem em caravana na Marcha dos Atingidos, desde Belo Horizonte até Brumadinho, para prestar solidariedade e defender a justiça para as vítimas da Vale, bem como a devida responsabilização sobre os impactos ambientais decorrentes deste crime contra a humanidade.

O Partido dos Trabalhadores também reivindica esta bandeira e reafirma seu compromisso com essa luta, tanto através de nossa militância engajada junto aos movimentos sociais como de nossos parlamentares no Congresso Nacional.

Respeitosamente,

Elisângela Araújo