Vem aí as Festas Lulinas! Organize a sua!

A ideia é que as Festas Lulinas entrem para o calendário de festas anuais, e que tenha sempre julho como mês de realização

PT Nacional

As festas regionais brasileiras são uma forte expressão da identidade do nosso povo. Durante todo o ano acontecem festas pelo país, como o Carnaval, o Círio de Nazaré, o Festival Folclórico de Parintins, a Lavagem do Bonfim e a nossa tão tradicional Festa de São João. Foi dessa vontade de se aproximar das raízes populares brasileiras que nasceram as Festas Lulinas.     

A ideia surgiu no diretório do PT de Barueri (SP), que se reunia para organizar uma festa junina. 

“Estávamos conversando no diretório e dissemos: vamos fazer uma festa junina. Aí, veio de repente: Junina, Julina, Lulina! Vamos fazer uma Festa Lulina! E como Lula é cheio de significados de felicidade para o povo, ela foi ganhando corpo!”, lembrou Marcelo Carvalho, do Diretório do PT de Barueri.  

A mobilização em torno das festas Lulinas já conta com a adesão de várias regiões do país e também no exterior. Além de Barueri, Osasco, São Paulo e estados como Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, países como Alemanha, França e Espanha também fazem parte da iniciativa. A ativista Lorena de Medeiros, que mora em Tuebingen, na Alemanha, foi a responsável por espalhar a ideia para o exterior. 

“No dia seguinte já estávamos nos reunindo com a juventude de Osasco, e começamos a ampliar a ideia para outras cidades, estados e até fora do país. Foi quando percebemos que tínhamos formado um Comitê Popular. E começamos a entender o projeto como um Comitê Popular Itinerante Sem Fronteira”, contou Sandra Barbosa, do Diretório do PT de Barueri.   

A proposta do Comitê é fazer uma festa brasileira, que respeite as características de cada região, cidade, comunidade e bairro, sejam eles dentro ou fora do Brasil. 

A construção básica de uma Festa Lulina é simples. Basta acender uma fogueira, propor uma boa roda de conversa e arrematar com comidinhas típicas. Música, sarau, peças e outras atividades também podem ser incorporadas pelo coletivo que encampa a realização, de acordo com o perfil da comunidade aonde a festa for realizada.

A ideia é que em todo mês de julho aconteçam as Festas Lulinas. “Mas nada impede que também possamos fazer Festa Lulina com outros temas, afinal, o nosso objetivo é unir a esquerda e fortalecer um possível governo Lula. Para isso, a base tem que estar unida, feliz, interagindo, em festa de preferência. Mas, para sair da festa e ir direto para uma manifestação, se precisar, é um, dois, se unidos estivermos”, sugeriu Sandra. 

“O tempo que esperamos é aquele de ser feliz de novo! Vamos precisar de muitas outras festas. E uma boa festa, é coisa que todo brasileiro sabe fazer muito bem!”, finalizou Marcelo.  

Baixe aqui o manual para saber como promover uma Festa Lulina em sua região. 

Da Redação/Comitê Popular de Luta 

PT Cast