Boaventura: ONU mostra que há violações graves no caso Lula

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos falou sobre o momento político da sociedade pós golpe e a necessidade de garantir os direitos de Lula

Reprodução

Boaventura de Sousa Santos

“Os excessos que foram cometidos e que estão sendo cometidos no caso do ex-presidente Lula da Silva, que são hoje conhecidos internacionalmente e por último agora essa advertência do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que é lamentável, mostra que efetivamente há violações graves aqui no Brasil em relação ao próprio direito eleitoral”, afirmou o sociólogo português Boaventura em entrevista à coluna de Maria Carolina Trevisan, no site UOL.

O sociólogo e jurista português Boaventura de Sousa Santos fez uma análise sobre o momento político em que o país se encontra pós golpe de 2016 e criticou duramente os ministros do Supremo pela parcialidade que estão tratando o caso de Lula, ignorando o fato que o ex-presidente está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, o que demonstra que os brasileiros e brasileiras o querem presidente de novo. Defensor da liberdade de Lula, ele irá visitá-lo nesta quinta-feira (30), em Curitiba.

Boaventura destacou, na entrevista, a polarização na sociedade que está em evidência, uma espécie de reação aos desmontes que o país vem sofrendo, com a destruição de conquistas que foram realizadas pelos governos do PT. “Tudo isso tinha sido feito sem grande resistência de parte da população e isso me preocupava”, afirmou.

A perseguição contra o candidato à presidência, em conjunto com toda a solidariedade internacional que Lula vem recebendo, o fato da mídia brasileira tentar apagar o ex-presidente e as políticas restritivas que causam consequências diretas à população é o que está despertando essa resistência, segundo Boaventura.

“Com o aumento do desemprego, a desestabilização da economia, que vinha de antes, e que de certa maneira se agravou, a situação da educação e das universidades, o aumento do racismo, as ocupações militares que estão em curso no Rio a violência institucional, se criou um grande distanciamento em que o melhor símbolo é a taxa de popularidade – ou de impopularidade – sem precedentes do presidente Temer, que foi realmente o grande arquiteto e o principal beneficiário, durante um tempo, desse golpe”, declarou.

Boaventura também explica que todas essas medidas ineficazes para impedir que Lula seja candidato acabam por ter um efeito contrário. “O Lula está tendo muito mais influência que antes”.

Sobre o risco das eleições desse ano serem fraudulentas sem Lula como candidato, o sociólogo garante que o importante é a legitimação. A tática da oposição de prender Lula por um crime que não existe, sem provas, para tentar impedi-lo de ser eleito presidente de novo não funcionou. “Dentro da prisão ele é o garante da democracia. Pela influência que está tendo. Ele não é um homem só. É mais consensual hoje do que quando era presidente. Foi uma grande mudança que só foi possível porque essa direita oligárquica e golpista quis liquidar um símbolo e fez dele um mártir”.

Boaventura esclareceu também que o STF deixou de cumprir seu papel de garantir direitos. “No momento em que o poder político começa a ser instável, que o poder político hegemonizado pelos partidos de esquerda começa a ser posto em causa, em que não há uma mobilização de base em sentido contrário muito organizada, o tribunal cede de uma maneira perdulária quase, eu diria, ridícula, às pressões de cima e se transforma em um tribunal dependente daquilo que pensa ser uma maioria”. Ou seja, o tribunal se propõe a agradar uma parcela de pessoas em detrimento de outras, para de ser imparcial, não efetua seu trabalho de fato.

Por Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site UOL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast