Boletim 159 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 27/7/2018 – 19h30

Boletim – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

1. Em artigo para o Correio Braziliense, o ex-presidente Lula critica o governo Temer, fala sobre o golpe de 2016 e as ameaças à soberania nacional. “O governo Michel Temer, nascido de um golpe parlamentar, é ameaça crescente à soberania nacional. As forças políticas e econômicas que o sustentam, atreladas a interesses estrangeiros, romperam com a Constituição e a democracia para impor uma agenda que dilapida as riquezas brasileiras”, afirma.
Leia a íntegra do artigo: https://pt.org.br/lula-para-o-brasil-voltar-a-ter-futuro/

2. Nesta sexta-feira (27) sai de Caetés, no Agreste de Pernambuco, a Caravana Semiárido Contra a Fome, que irá percorrer mais de 4 mil quilômetros pelo País. A iniciativa denuncia o crescimento dos números que indicam um aumento da extrema pobreza no Brasil, além da ameaça do País voltar a compor o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do qual já não fazia parte desde o ano de 2014.
Saiba mais: https://pt.org.br/caravana-contra-fome-homenageia-lula-e-denuncia-cortes-de-temer/

3. É neste sábado (28) o Festival Lula Livre, maior ato político-cultural da história recente do País. O evento organizado por artistas, ativistas da cultura e representantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo é contra a prisão política do ex-presidente e por democracia e justiça no Brasil. As atividades começam a partir das 14h, nos Arcos da Lapa, com a participação de movimentos sociais, artistas de todas as vertentes, apresentações teatrais e oficinas, além de shows gratuitos imperdíveis de nomes de peso da música nacional como Chico Buarque, Gilberto Gil e Beth Carvalho.
Saiba mais: https://pt.org.br/falta-menos-de-um-dia-para-o-festival-lula-livre/

3. O ex-presidente Lula enviou carta ao Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Representando pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que fez a leitura da carta, o ex-presidente defendeu os programas de saúde e a importância do Sistema Único de Saúde.
Saiba mais: https://pt.org.br/lula-envia-carta-ao-congresso-brasileiro-de-saude-coletiva/

5. A antologia Lula Livre – Lula Livro será lançada neste sábado (28), durante o Festival Literário em Paraty, no Rio de Janeiro. Ao todo são 86 escritores e cartunistas de todo o País, entre eles Xico Sá, Frei Betto, Alice Ruiz, Raduan Nassar, Chico Buarque, Aldir Blanc, Chacal – que colaboraram com o livro-manifesto, organizado pelos escritores Ademir Assunção e Marcelino Freire.
Saiba mais: https://pt.org.br/lula-livro-reune-contos-e-desenhos-pela-liberdade-de-lula/

6. A Vigília Lula Livre chega ao 112º dia renovando a resistência com a chegada de militantes vindos de todo o Brasil, como Cícero Filho, de João Pessoa; Nerli Bordin da Bahia; a família Guillard do Rio de Janeiro, além de pessoas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao longo do dia, a Vigília contou com atividades culturais, terminando com a tradicional Luzes para Lula, uma das mais marcantes tradições da Vigília. No final, as pessoas cantaram “Lula Guerreiro do Povo Brasileiro” e pediram a liberdade do ex-presidente.

Boletim 159 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 27/7/2018 – 19h30