Boletim 343 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 28/1/2019 – 297 dias de resistência – 20h

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. As saudações matinais e da tarde ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, nos arredores da sede da Polícia Federal em Curitiba, foram marcadas por protestos contra o crime socioambiental na cidade de Brumadinho (MG), onde o rompimento de uma barragem provocou a morte de dezenas de pessoas e centenas de desaparecidos. Os militantes da Vigília Lula Livre solidarizaram-se com as vítimas da tragédia e denunciaram que não foi acidente, mas um crime cometido pela mineradora Vale. Assista: https://www.facebook.com/vigilialulalivre/videos/368865057029151/

2. No primeiro dia útil após decisão arbitrária e inconstitucional da juíza federal Carolina Lebbos Moura de barrar visitas a Lula de Fernando Haddad e limitar as de religiosos a uma por vez mês, houve protestos do Frei Aloisio de Recife na Vigília Lula Livre. Ele se disse perplexo com a decisão, ainda mais que o nome de religioso/a a visitar Lula será escolhido pela própria PF, em vez de Lula ou de uma ordem religiosa. Sua visita a Lula havia sido agendada há tempos. A decisão de Lebbos será denunciada à ONU pelos advogados de Lula, pois agride as Regras Mínimas para o Tratamento de Presos, também chamadas de “Regras de Mandela”. Assista à entrevista de Frei Aloisio: https://tinyurl.com/yb4ufn68

3. Encerra-se nesta quinta-feira, 31, o prazo para votar e apoiar a indicação do nome do ex-presidente Lula para o Prêmio Nobel da Paz. Para formalizar a candidatura é preciso reunir, até essa data, assinaturas de indivíduos que se encaixem nos critérios estipulados pela organização que concede o prêmio. O movimento pró-Lula é encabeçado pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, que ganhou o Nobel da Paz em 1980. Para votar, basta acessar o site abaixo: https://www.nobelpeaceprize.org/Nomination/Nominator-application-form

4. Há oito anos, no dia 28 de janeiro de 2011, o ex-presidente Lula recebia seu primeiro título de Doutor Honoris Causa. A homenagem, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, havia sido oferecida a ele em dezembro de 2003, mas Lula decidiu que não aceitaria nenhum título enquanto ocupasse a Presidência da República. Ele foi homenageado “em reconhecimento por sua permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras”. Durante seus dois mandatos, Lula criou 14 universidades federais. Leia mais: https://pt.org.br/ha-oito-anos-lula-recebia-o-primeiro-de-seus-35-titulos-honoris-causa/