Boletim 365 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 19/2/2019 – 319 dias de resistência – 20h20

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em tempos de retrocessos, o Carnaval de 2019 também servirá de palco para mostrar indignação diante da atual situação política do país. E como não poderia deixar de ser, a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começa a inspirar o canto das massas. É o caso da marchinha “Solta a Jararaca”, iniciativa do Coletivo Alvorada, de Belo Horizonte. Mais do que protesto contra a perseguição política sofrida pelo ex-presidente, a canção também presta homenagem àquele que é considerado o mais popular líder que o Brasil já teve. Ouça a marchinha aqui: https://www.facebook.com/Lula/videos/309041499655890/

2. Nesta terça-feira (19) comemorou-se o aniversário do grande jogador Sócrates, um dos ícones da democracia no futebol brasileiro. Em sua carreira, representada em grande parte pelo time do coração de Lula, o Corinthians, o meio-campista atuou pela campanha das Diretas Já e por outras batalhas progressistas. Em 2011, Lula falou sobre o amigo. “O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol”, escreveu em 2011. Se estivesse vivo — o ex-atleta morreu em 2011 — completaria 65 anos. Confira: https://bit.ly/2GTg3fZ

3. A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e o senador Humberto Costa (PT-PE), líder do partido Senado, cumprem esta semana uma série de agendas e reuniões com eurodeputados a fim de discutir, entre outras coisas, a campanha pela libertação de Lula. Vários parlamentares europeus manifestaram interesse em visitar o ex-presidente em Curitiba. A agenda segue nesta quarta-feira (20) com reunião com o bloco de eurodeputados social-democratas. Leia mais: https://pt.org.br/gleisi-e-humberto-se-encontram-com-eurodeputados-para-debater-o-brasil-e-visitas-a-lula/

4. A Vigília Lula Livre aproveitou o ato de “Bom dia, Presidente Lula!” desta terça (19) para marchar pelos arredores da Polícia Federal em Curitiba e ampliar a resistência pela libertação do ex-presidente e contra a retirada de direitos imposta pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro. Com representantes de movimentos sociais de várias partes do país, a saudação também serviu para convocar toda a população de São Paulo a participar do ato contra o desmanche da Previdência marcado para esta quarta-feira (20).

Boletim 365 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 19/2/2019 – 319 dias de resistência – 20h20