Boletim 452 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 17/5/2019 – 406 dias de resistência – 21h15

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. O legado que o PT deixou para a educação brasileira é incontestável. Ao contrário do que faz o governo de extrema direita Bolsonaro, que promove cortes por todos os lados, nos governos petistas os investimentos na área dobraram entre 2008 e 2013. Com Lula, que contou com Fernando Haddad como Ministro da Educação a partir de 2005, o ensino público, do infantil ao superior, viveu um de seus melhores momentos na história. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campi, com o dobro de número de alunos entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil.Leia mais: https://pt.org.br/investimentos-em-educacao-deram-salto-historico-nos-governos-do-pt/

2. Na noite desta sexta-feira (17), em Paris, na tradicional sala de espetáculos La Cigale, durante show do cantor e compositor Martinho da Vila, dezenas de pessoas entoaram “Lula Livre!”, numa manifestação organizada pelo Comitê Parisiense de Solidariedade a Lula. Quando os militantes resolveram entoar as palavras de ordem Lula livre, abrindo uma faixa em solidariedade ao ex- presidente, o público aderiu ao coro. Alguns resolveram escalar os balcões para ficar ao lado da faixa. E o próprio Martinho da Vila falou um Lula livre. Saiba mais: https://comitelulalivre.org/lula-livre-no-concerto-do-martinho-da-vila/

3. A militância e os visitantes da Vigília Lula Livre se reuniram nesta sexta-feira (17) para assistir a uma das vídeo-aulas conduzidas pela cientista política e historiadora da UNB Flávia Biroli. “Divisão Sexual do Trabalho” é um dos seis capítulos da série que faz uma leitura comentada do livro “Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil”, também de Flávia. Na sequência, todos os presentes no local de resistência participaram de roda de conversa sobre o patriarcado/capitalismo e a opressão sobre os corpos femininos. Confira as imagens: http://twixar.me/5pFn

4. Dezenas de artistas doaram seu trabalho para a realização do Festival Lula Livre no dia 2 de junho, em São Paulo. Agora, o espetáculo de música e artes em defesa da Justiça, da Democracia e contra a prisão política ilegal de Lula pede a sua participação. Para garantir a estrutura do evento, a organização conta com a colaboração de voluntários, ativistas, movimentos sociais, partidos e coletivos culturais. O apoio é feito por meio de financiamento coletivo. Saiba como ajudar o Festival Lula Livre: https://lulalivrefestival.com.br/#doacao