Boletim 491 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 25/6/2019 – 445 dias de resistência – 21h40

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Ao falar hoje na Câmara dos Deputados sobre a série de denúncias que desmoronam a tese de imparcialidade da Operação Lava Jato, o jornalista Glenn Greenwald reiterou o que as reportagens publicadas pelo The Intercept já deixaram evidentes: “Este material que estamos publicando já mostrou e vai continuar mostrando que Moro era o chefe da força-tarefa da Lava Jato, era o chefe dos procuradores, o tempo todo mandando o que eles deveriam fazer e depois fingia ser imparcial”. Leia mais: https://pt.org.br/glenn-greenwald-moro-era-o-chefe-dos-procuradores-e-fingia-ser-imparcial/

2. O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), ao comentar a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que negou nesta terça-feira 25 a liberdade imediata do ex-presidente Lula em caráter liminar, destacou o fato de a Suprema Corte manter como suspeito o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro. “Quem está sendo julgado é o Moro, ele não foi absolvido, a denúncia sobre sua suspeição será julgada em agosto”. A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), conclamou a militância do partido e de todas as forças progressistas a continuar a mobilização em defesa da libertação de Lula. Leia mais: https://ptnacamara.org.br/portal/2019/06/25/quem-esta-sendo-julgado-pelo-stf-e-moro-afirma-pimenta/

3. A manhã desta terça-feira (25) na Vigília Lula Livre foi marcada pela presença de 400 militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e pelo lançamento do livro “As cartas que Lula não recebeu”. Organizado por Cleusa Slaviero, a coletânea envolve textos, crônicas e artigos de sindicalistas, escritores, educadores do MST, entre outros. São textos de cem autores que dialogam com Lula, protestam contra sua prisão ou apontam as contribuições que o ex-presidente trouxe ao país durante seus dois mandatos (2003-2010). À tarde, os artistas gráficos Rudy Style, Mikho e Mipoh participaram da saudação vespertina ao ex-presidente. Leia mais: https://pt.org.br/cem-autores-publicam-livro-as-cartas-que-lula-nao-recebeu/

4. No último domingo (23) a revista Der Spiegel, uma das maiores e mais conceituadas da Alemanha, publicou em seu site uma matéria sobre as conversas que mostram que o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato combinavam entre si ações nos processos, o que é proibido. Para a revista, “uma coisa está certa: Moro causou danos graves à democracia brasileira e ao sistema jurídico do país”. E mais, “a rigor, o processo contra Lula deveria ser anulado e reiniciado”. Leia a matéria da revista alemã na íntegra: https://pt.org.br/der-spiegel-o-processo-contra-lula-deveria-ser-anulado-e-reiniciado/