Boletim 495 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 29/6/2019 – 449 dias de resistência – 18h13

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Integrantes do Comitê Lula Livre na Espanha promoveram neste sábado (29) um ato em defesa da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A atividade dos militantes ocorreu junto a milhares de pessoas que ocuparam as vias centrais da capital espanhola em defesa da proibição de veículos no centro da cidade e de outras medidas preconizadas pela entidade Plataforma de Defesa de Madri Central. Foi a quarta atividade em defesa da libertação do ex-presidente realizada neste mês pelo Comitê Lula Livre em Madri, entre as quais uma roda de conversa com João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, e representantes de outros movimentos sociais. Confira: https://pt.org.br/manifestantes-saem-as-ruas-de-madri-e-pedem-libertacao-de-lula/

2. O último fim de semana de junho começou repleto de atividades na Vigília Lula Livre em Curitiba. Logo pela manhã de sábado (29), o “Bom dia, presidente Lula” foi conduzido pelo artista João Bello, que levou música, poesia e cultura popular ao local de resistência. Militantes de diversos estados mais uma vez estiveram presentes, além de dezenas de representantes de movimentos sociais e sindicais. Assista: http://twixar.me/Hbf1

3. Na parte da tarde, na sequência da saudação vespertina ao ex-presidente, a Vigília foi o palco de roda de conversa sobre agricultura familiar com a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR). O tema, urgente diante da possibilidades de os trabalhadores rurais perderem o direito à aposentadoria a partir da reforma da Previdência do governo de extrema direita Jair Bolsonaro, atraiu boa parte dos visitantes que movimentaram o espaço democrático. Confira as imagens: http://twixar.me/2bf1

4. Na noite de sexta-feira (28), durante a atividade Luzes para Lula, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), esteve na Vigília e falou rapidamente aos militantes. O tema foi educação. Ela destacou que essa área tem sido um dos principais fatores de impulso à luta contra os retrocessos promvidos pelo governo Bolsonaro. Gleisi também reiterou a necessidade de se manter e ampliar ainda mais a mobilização em defesa da libertação de Lula, preso político há quase 15 meses. Representando o partido no Nordeste, a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE) também esteve presente. Assista: http://twixar.me/Lgf1