Boletim 572 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 14/9/2019 – 525 dias de resistência – 19h

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Neste sábado (14) aconteceu o Ato pela Liberdade do ex-presidente Lula, em Curitiba. Caravanas de todo país chegaram à capital paranaense com militantes de diferentes partidos de esquerda, como PCdoB e PCO, movimentos sociais e coletivos. Os companheiros e companheiras participaram do tradicional “Bom dia, presidente Lula!” antes do ato. O “Boa tarde, presidente Lula!” contou com a participação da secretaria de Movimentos Sociais do PCdoB, de outros líderes de movimentos sociais e uma multidão de militantes. A Vígilia Lula Livre também teve como parte de sua programação a Roda de Conversa: A luta das mulheres e a democracia em risco, com a presença de Maria Isabel Corrêa da coordenação da União Brasileira de Mulheres (UBM-Seção PR). Saiba mais: https://www.facebook.com/vigilialulalivre/videos/391619478196628/

2. Neste sábado (14), a ex-presidenta Dilma Rousseff participou do Ato em Solidariedade ao Brasil no Festival L’Humanité, em Paris, França, para defender a liberdade do ex-presidente Lula e falar sobre as lutas do povo brasileiro contra o autoritarismo e a ameaça do fascismo no país. “Lula jamais será esquecido, jamais deixará de ser uma referência. Hoje, ele é insubstituível porque ele representa a luta popular pela democracia. Ele tem que sair da prisão, porque ele representa a democracia no seu sentido mais forte no Brasil, o da participação popular”, afirmou Dilma durante o evento. https://pt.org.br/acompanhe-ao-vivo-ato-em-solidariedade-ao-brasil-no-festival-do-jornal-lhumanite-em-paris/

3. Após ingressar no Grupo de Puebla, um movimento político internacional que reúne líderes políticos da América Latina e da Europa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta para o Grupo, em que agradece o convite e reforça a necessidade de instrumentos de luta e resistência como esse no atual cenário do Brasil e da América Latina. “Mais do que nunca é preciso estarmos juntos para superarmos e resistirmos aos imensos desafios que voltaram a espreitar nosso continente”, afirmou o ex-presidente. Leia a carta: https://pt.org.br/lula-envia-carta-para-o-grupo-de-puebla/

4. Na próxima quinta-feira (19), o cantor Chico Buarque e a advogada Carol Proner irão visitar o ex-presidente Lula em Curitiba. É a segunda visita de Chico a Lula. A advogada e namorada do cantor irá acompanhar a visita na condição de representante dos juristas que denunciam a violação de direitos humanos no Brasil e defendem a liberdade de Lula. Carol Proner integra a comitiva de brasileiros que se encontrou com o Papa Francisco e que trouxe a carta do pontífice ao ex-presidente. Leia mais: https://pt.org.br/chico-buarque-e-carol-proner-visitam-lula-na-prisao/