Boletim 580 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 23/9/2019 – 534 dias de resistência – 20h05

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta à conferência do Partido Trabalhista do Reino Unido. O texto foi lido durante o encontro da juventude do partido, a qual Lula foi nomeado presidente de honra. No texto, Lula faz um alerta contra o avanço da extrema direita no mundo. Leia a íntegra: https://pt.org.br/lula-ao-labour-party-a-luta-dos-trabalhadores-e-a-mesma-no-mundo-inteiro/

2. Em entrevista ao Opera Mundi, o ex-presidente Lula relembrou o protagonismo do Brasil perante o mundo durante o seu governo e colocou Jair Bolsonaro em seu devido lugar: subserviência total. “O papel do Bolsonaro na relação com os Estados Unidos é uma coisa humilhante”, resumiu o ex-presidente. Leia mais: https://pt.org.br/lula-relacao-de-bolsonaro-com-os-estados-unidos-e-humilhante/

3. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem papel fundamental no funcionamento da Vigília e na manutenção permanente da resistência em defesa do ex-presidente Lula e é, comprovadamente, o que mais fez em benefício à agricultura familiar e à agroecologia do País. Mas a atuação do MST vai muito além: nesta segunda (23), o curta-metragem “O Que é Agroecologia”, vencedor do concurso da ONU, irá substituir o discurso do Brasil no evento, já que o País comandado pelo descontrolado Jair Bolsonaro foi excluído por não apresentar “metas ambiciosas” para a contenção do aquecimento global. Leia mais: https://pt.org.br/filme-sobre-mst-substitui-discurso-de-bolsonaro-em-cupula-climatica-da-onu/

4. A importância do MST para a Vigília foi o tema de roda de conversa realizada nesta segunda (23). Militantes do movimento apresentaram um balanço sobre as tarefas diárias no local de resistência. Depois, cantaram e recitaram poemas que invocam a esperança de dias melhores no País.

5. Na parte da tarde, foi exibido o filme “Uma História de Amor e Fúria”. O enredo conta a saga um homem que está vivo há 600 anos no Brasil e que passa por alguns momentos marcantes da história do País, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela ditadura militar e a guerra pela água no futuro. A animação foi escrita e dirigida por Luiz Bolognesi e lançada em 2013.

Boletim 580 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 23/9/2019 – 534 dias de resistência – 20h05