Boletim 590 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 3/10/2019 – 544 dias de resistência – 20h13

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Nesta quinta-feira (3) a Câmara Municipal de Paris concedeu a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris. Desde que foi instaurada, em 2001, a honraria foi atribuída a 17 personalidades presas ou em perigo por suas opiniões políticas. Após Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, Lula obtém a proteção da cidade de Paris e é reconhecido como um perseguido político, vítima de um processo injusto. Outro brasileiro já agraciado com a honraria,em 2011, é o Cacique Raoni. Leia mais: https://pt.org.br/lula-recebe-titulo-de-cidadao-honorario-de-paris/

2. Enquanto milhares de pessoas ocupavam hoje as ruas em defesa da soberania nacional, o ex-presidente Lula debatia o tema com lideranças de duas importantes entidades sindicais: José Maria Rangel, coordenador- geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e Sérgio Nobre, secretário- geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ambos falaram à militância durante ato realizado na Vigília Lula Livre. A visita dos dois sindicalistas a Lula  aconteceu no mesmo dia em que a Petrobras completou 66 anos, sem motivos para comemorar – a estatal está no radar entreguista e subserviente de Jair Bolsonaro, o descontrolado e impopular presidente da República. Leia mais: https://pt.org.br/lula-recebe-lideres-sindicais-e-avisa-e-preciso-ampliar-luta-pela-soberania/

3. O aniversário da Petrobras também foi marcado por ato em defesa da petroleira nacional, ameaçada pela política entreguista de Jair Bolsonaro. Na Vigília, representantes do MST, da CUT e da Federação Única do Petroleiros em Curitiba (PR) se uniram para defender a estatal brasileira e a soberania nacional. Confira: https://bit.ly/356XjmS

4. Em 2 de outubro de 2017, o ex-presidente Lula concedeu entrevista exclusiva ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e ao site Brasil de Fato durante a abertura do 8º Encontro Nacional do movimento. “Dois anos atrás, Lula participou do ato em defesa da soberania nacional na porta da sede da Petrobras no Rio de Janeiro. A fala do ex-presidente continua extremamente atual frente aos avanços da entrega das nossas riquezas”, recordou o MAB nesta quinta (3) em mensagem publicada em sua página oficial. Assista: https://bit.ly/2V8VfGH