Brasil compensou nove vezes emissões diretas de carbono da Copa

País quer ser o primeiro a compensar todos gases do efeito estufa gerados em um Mundial da FIFA

O Brasil compensou mais de nove vezes a quantidade estimada de emissões de carbono geradas diretamente pela realização da Copa do Mundo da FIFA 2014, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo ela, o País parte agora em busca de um recorde: ser o primeiro do mundo a compensar 100% das emissões, diretas e indiretas, de gases de efeito estufa emitidos durante o Mundial da FIFA.

Até agora foram neutralizadas 545,5 mil toneladas de carbono equivalente (tCO2eq – unidade de medição de gases que interferem no aquecimento global). Trata-se de um volume significativamente superior às 59,2 mil tCO2eq previstas para obras, energia gasta nos estádios, deslocamento de veículos oficiais e outras atividades ligadas diretamente à organização da Copa.

Além de compensar as emissões diretas da Copa, o Brasil buscará mitigar também 100% das emissões totais do evento – estimadas em 1,4 milhão tCO2eq – disse a ministra. As emissões indiretas decorrem principalmente do transporte aéreo internacional para o evento. O Brasil é o primeiro País do mundo a buscar, de forma voluntária, compensação de tudo que foi emitido por uma Copa do Mundo da FIFA, disse a ministra. As 545,5 mil tCO2eq já neutralizadas correspondem a 39% do total das emissões diretas e indiretas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal da Copa