Brasil gerou quase meio milhão de empregos formais em 2014

Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, País vive situação de pleno emprego

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, o País registrou a criação de 458.145 novos postos formais de trabalho. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (21).

“O País vem mantendo um nível positivo na geração de empregos e não há nenhum indicativo de que essa tendência se reverta nos próximos meses, principalmente em maio e junho quando será realizada a Copa do Mundo”, afirmou o ministro da pasta, Manoel Dias. 

Pelo levantamento, somente em abril foram criados 105.384 empregos com carteira assinada. Houve 1.862.515 admissões contra 1.757.131 demissões. Apesar do resultado se manter positivo, o saldo é  menor que o constatado em períodos anteriores.

“Uma das razões para a queda no saldo, que continua positivo, é o fato de o País se encontrar em situação de pleno emprego”, afirmou o ministro Manoel Dias.

Além disso, explicam a desaceleração, segundo Dias, o aumento real do salário, de mais de 70% desde o primeiro trimestre de 2003, e o aumento de 45,99% no salário de admissão dos trabalhadores.

Áreas – Dos oito setores analisados no Caged, sete elevaram o contingente de assalariados com carteira assinada.

O setor de serviços foi o que mais contratou, com 68.876 novos postos, seguido do comércio (16.569), da agricultura (14.052), construção civil (4.317), administração pública (3.487), dos serviços industriais de utilidade pública (1.040) e da indústria extrativa mineral (470).

“O único que registrou declínio foi o da indústria da transformação, com uma perda de 3.427 postos, na comparação com o mês anterior”, explicou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do MTE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast