Brasil mantém pibinho, desemprego em alta e falta de confiança

Desemprego cresce e PIB do país continua em baixa pelo quarto trimestre consecutivo com número registrado por indústria e serviços de apenas 0,1%

Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,4% no primeiro trimestre de 2018, de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto trimestre consecutivo que o país registra o chamado “PIBinho”, com altas de menos de 1%.

O resultado remete ao patamar registrado no primeiro trimestre de 2011, de acordo com a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionisio. O único setor que “respirou” no período foi a agricultura, com 1,4% de crescimento.  Mesmo baixo, o índice é muito superior aos resultados pífios registrados por indústria e serviços, de 0,1%.

O PIBinho soma-se a mais dados negativos divulgados nesta semana, como  o aumento da taxa de desemprego e a queda da confiança empresarial ao menor nível desde novembro de 2017.

De acordo com o IBGE, o desemprego subiu pela quarta vez consecutiva no país e fechou o trimestre até abril em 12,9% – em números absolutos, são 13,4 milhões de desempregados. No levantamento anterior, entre novembro de 2017 e janeiro deste ano, a taxa estava em 12,2%.

Outro recuo é o do número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no Brasil. Eram 32,7 milhões de brasileiros nessa condição no trimestre até abril, o que representa uma queda de 1,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Os resultados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua.

Confiança baixa

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), também teve queda: 0,6 ponto em maio, indo para 92,8 pontos.

“A confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, sob influência da insatisfação com o ritmo lento da economia, as incertezas políticas e as piores perspectivas para o cenário externo”, disse em nota o superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Segundo ele, a coleta de informações encerrou-se em 23 de maio, não dando tempo para captar os efeitos da greve dos caminhoneiros. Mas Campelo acredita ser possível que os desdobramentos econômicos e políticos desses protestos levem a uma piora das expectativas em junho.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast