Brasileiros não devem temer vírus ebola, diz Chioro

País recebe atualizações diárias da OMS sobre situação do surto, como de qualquer outra situação emergencial de saúde pública

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) para falar sobre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao vírus ebola.

É considerada improvável uma disseminação do vírus para outros continentes. Chioro foi taxativo em sua declaração, tranquilizando os brasileiros. “Reforçando: não há risco, neste momento, de transmissão do ebola no Brasil. Não há restrição de viagem ou comércio do País, segundo a OMS”, disse Chioro.

Não há no Brasil casos confirmados ou suspeitos de febre hemorrágica ebola. O Ministério da Saúde recebe atualizações diárias da OMS sobre a situação do surto de ebola, bem como de qualquer outra situação de potencial emergência de saúde pública, que são analisadas quanto ao potencial risco ao País e embasam as medidas para confirmação do diagnóstico e de proteção a serem adotadas.

O Ministério dispõe também de laboratório com capacidade para o diagnóstico da doença. “O Brasil está trabalhando integralmente por meio de todas as recomendações da OMS. Estamos preparados para fazer qualquer identificação epidemiológica sobre qualquer caso que possa vir a aparecer”, ressalta o ministro.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast