Brasileiros vão às ruas defender a democracia e cobrar punição para os golpistas

”A democracia deve ser defendida a todo momento, pois é o único caminho para a reconstrução do país”, disse Gleisi, em Salvador (BA)

João Valadares/Divulgação

“Nós não queremos mais ditadura, nós não queremos mais golpe e o caminho da democracia é o caminho do povo brasileiro", afirma Gleisi

A defesa da democracia, a exigência de punição para os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado e o repúdio à ditadura foram a tônica, neste sábado (23), das manifestações do Dia de Mobilização Nacional, realizadas em vários estados e no Distrito Federal.

Em Salvador (BA), a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a democracia deve ser defendida a todo momento, pois é o único caminho para a reconstrução do país. Disse também que as investigações sobre a trama golpista ocorrem dentro do devido processo legal e que todos os culpados devem ser punidos.

“Nós não queremos mais ditadura, nós não queremos mais golpe e o caminho da democracia é o caminho do povo brasileiro. Aliás, o povo brasileiro escolheu a democracia. Escolheu a democracia quando elegeu Luiz Inácio Lula presidente do Brasil. Escolheu a democracia porque é a democracia que nos permite avançar na reconstrução desse país”, disse Gleisi na manifestação, realizada no Pelourinho.

A presidenta do PT disse também que “ é a democracia que nos permite ter renda para o povo brasileiro, é a democracia que nos permite ter escola para o povo brasileiro, ter universidade livre, não é para que o povo brasileiro possa frequentar as nossas universidades e debater, democracia para que a gente possa avançar; a democracia é essencial”.

O Dia de Mobilização Nacional foi convocado pelos movimentos populares, incluindo as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Em Salvador, Gleisi esteve ao lado do presidente do PT no estado, Éden Valadares, da ministra de Ciência e Tecnologia e presidenta da Federação Brasil da Esperança, Luciana Santos, de lideranças dos movimentos populares, entre outros.

Além da defesa da democracia e de punição para os golpistas, os atos também condenaram o genocídio contra os palestinos e exigiram um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

Punição para todos os golpistas

Ainda durante o ato, Gleisi lembrou que a democracia brasileira esteve por um fio desde o início do governo passado, marcado por ataques de Jair Bolsonaro contra as instituições.

“O último governo que nós tivemos, o governo nefasto de Jair Bolsonaro, foi um governo que atacou sistematicamente a democracia brasileira. E não contentes com esse ataque, quando perderam a eleição para o Lula, vieram para a ofensiva e tentaram um golpe. Foi isso que eles tentaram”, disse a deputada.

Gleisi também repudiou o pedido de anistia de Bolsonaro e de outros golpistas e defendeu as investigações da Polícia Federal, atacadas pela extrema-direita.

“Nós temos o devido processo legal, para que esse devido processo legal seja o berço das investigações, e é isso que a gente quer. Porque, terminando as investigações, a gente vendo a responsabilidade, independa de quem for, se é militar, se é civil, se foi presidente da República, se é deputado, se é parlamentar, tem que ser responsabilizado e pagar pelos seus atos, seja qualquer a forma de pagamento, inclusive com a restrição de liberdade”, disse Gleisi.

A presidenta do PT afirmou ainda que Bolsonaro, o idealizador do golpe de Estado, “não pode ir para a rua querer a conciliação do Brasil, quando ele atentou contra isso, e quando ele atentou contra a estabilidade das instituições brasileiras, mas também de toda aquela política que nós tínhamos de construção do país”.

Gleisi também se manifestou nas redes sociais, após a manifestação. “Foi lindo estar em Salvador e presenciar tanta gente indo à luta! Nossa democracia foi agredida, ameaçada e esteve por um fio, mas juntos fomos mais fortes. Para acabar com isso de uma vez por todas, exigimos a punição aos golpistas! #SemAnistia”, disse.

Vigilância constante

O deputado Rogério Correia (PT-MG) participou do ato realizado em Belo Horizonte. Ele defendeu que os democratas brasileiros estejam em constante vigilância e que todos os golpistas sejam presos, pois continuam a conspirar contra o país, principalmente Bolsonaro.

“Precisamos ver na cadeia, não por vingança, mas para a defesa da democracia, Bolsonaro e toda sua turma. Essa justiça tem que ser feita. Não tenho dúvidas que Bolsonaro vai ser indiciado pela Polícia Federal, será denunciado pela Procuradoria Geral da República e será condenado pelo STF, e que não demore, porque Bolsonaro solto é sempre um risco de incentivo à ditaduras e autoritarismo no Brasil. Que seja vitoriosa a democracia, com a nossa força e com a nossa mobilização”.

Em Porto Alegre (RS), a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), lembrou o período sombrio da ditadura militar no Brasil e disse que o golpismo deve ser sempre combatido.

“Hoje é dia de manifestações pela democracia. É o início da jornada de memória do golpe de 64, pois lembrar é combater o golpismo de ontem e de hoje. Ditadura nunca mais. A Porto Alegre que formou a nossa geração é a da Resistência da Legalidade, da Campanha das Diretas, da Democracia Participativa. A cidade sempre disse não ao autoritarismo”, afirmou a parlamentar durante o ato.