Bruno Elias: 6º Congresso do PT – Nossa Esperança é Vermelha!

A esquerda petista resiste. Nossos sonhos e lutas são de todas as cores. Nossa esperança é vermelha!

Lula Marques/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

Encerrou-se no último sábado, 3, o 6º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Quem achou que ia ser um Congresso morno ou sem debate político, caiu do cavalo. Já no primeiro dia, a centralidade da luta pelo socialismo na estratégia petista deu o tom dos debates.

Em jogo, a disputa sobre a linha política, o programa e as alianças sociais necessárias para a construção da unidade em torno do Fora Temer, da luta contra as reformas neoliberais e pelas diretas já!

No mesmo sentido, foi muito importante a resolução partidária contra o golpe dentro do golpe e reafirmando que PT não participará do colégio eleitoral.

Para revogar o entulho golpista e realizar as reformas democrático-populares, o Partido dos Trabalhadores lutará pelo direito de Lula ser candidato a presidente da república e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

No debate sobre organização partidária, entre outras decisões, o PT convocará a militância petista a decidir em um plebiscito nacional sobre o processo de eleições de sua próxima direção.

A luta das mulheres petistas, dos jovens, dos negras/os e LGBTs do PT nos debates foi outro momento alto do Congresso.

Com outras chapas e militantes, apoiamos a candidatura do companheiro Lindbergh Farias para a presidência nacional do PT, companheiro este que tem cumprido papel combativo na resistência ao golpe e no enfrentamento às contrarreformas.

O desenho da nova direção partidária e a eleição da companheira Gleisi como presidenta nacional do partido merecerão melhores balanços nos próximos dias.

Da nossa parte, seguiremos na luta. Contribuímos para a polarização do Congresso no debate estratégico, colaboramos com as resoluções de unidade e ampliamos a nossa presença no Diretório Nacional do Partido.

A esquerda petista resiste. Nossos sonhos e lutas são de todas as cores. Nossa esperança é vermelha!

Bruno Elias, secretário nacional de movimentos populares do PT

Por Bruno Elias, Secretário nacional de movimentos populares do PT, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar. 

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast