Caged apresenta novo resultado positivo de geração de emprego no País

Líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), comemora e ressalta que política econômica do governo está no caminho certo

O Brasil criou no mês de janeiro deste ano 29,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada. Esse resultado é 2,4% superior ao registrado em igual período do ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),do Ministério do Trabalho e Emprego,  divulgados nesta quinta-feira (20).

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) comemorou os resultados e afirmou que eles revelam que a política econômica do governo Dilma está no caminho certo. “Nunca tivemos um índice tão elevado de trabalhadores com carteira assinada e isso assegura direitos dos trabalhadores.  Além disso, essa geração de empregos é consequência de uma política de estabilização da economia implementada pelo governo Dilma”, ressaltou Vicentinho.

Segundo o Caged, os 29.595 empregos do mês passado (dado preliminar e que, portanto, deve aumentar ao longo do ano) são o resultado de 1.778.077 contratações com carteira assinada, menos 1.748.482 demissões no período. O saldo desde janeiro de 2011, início do governo da presidenta Dilma Rousseff, é de 4.511.820 novos postos criados. A meta do governo Dilma é criar, ao longo de 2014, entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de novos empregos.

Indústria

Ainda, segundo o levantamento do Caged, o setor que mais contribuiu para o resultado de janeiro foi a indústria da transformação, que criou 38.516 postos. Na sequência está a construção civil, com 38.058 e o setor de serviços, com 24.681.

Também segundo o Caged, a maior parte das novas vagas criadas em janeiro foram nas regiões Sul e Centro-Oeste do país. Santa Catarina liderou a criação de empregos, com 18.317, seguido por Paraná, com 11.991, e Mato Grosso, com 10.264 novos postos.

(Gizele Benitz – PT na Câmara)

 

PT Cast