Câmara aprova criação de grupo parlamentar entre países do Brics

Grupo vai incentivar e desenvolver as relações entre Brasil, Rússia, África do Sul, China e Índia, além de cooperar para o maior intercâmbio entre seus poderes legislativo

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), projeto de resolução que cria um grupo parlamentar entre o Brasil e demais países do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul).

O objetivo do grupo é incentivar e desenvolver as relações entre os cinco países e cooperar para o maior intercâmbio entre seus poderes legislativos.

A proposta agora segue para análise do Senado Federal.

Países emergentes – O termo Bric surgiu em 2001 a partir de um relatório do economista-chefe do grupo financeiro Goldman Sachs, Jim O’Neill, no qual foram elaboradas projeções da economia para o ano de 2050. Inicialmente, o grupo não contava com a África do Sul.

Nessas projeções, ele sustentou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos países desse grupo superaria o PIB dos países mais desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália).

Embora os cinco países do Brics não constituam um bloco econômico formal, desde 2009 eles têm realizado encontros de cúpulas com o objetivo de melhorar a cooperação multilateral em temas como tratados de comércio, tecnologias e investimentos diretos.

Em 2014, o Brasil sediou a 6ª Conferência de Cúpula do Brics, na qual foi oficializado o acordo de criação do chamado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), uma instituição financeira com o propósito de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Câmara dos Deputados

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast