Caminhoneiros protestam contra alta dos preços dos combustíveis

Entre as reivindicações da greve estão o aumento no valor da gasolina e do diesel, o piso mínimo do frete, o retorno da aposentadoria especial e o fim da política de preços da Petrobras

Agência Brasil/Site do PT

ALTA DOS PREÇOS: Caminhoneiros protestam em todas as regiões do país nesta segunda, 1º

Em greve, caminhoneiros param nesta segunda-feira, 1º, em todas as regiões do país. A principal queixa dos protestos é a alta dos preços dos combustíveis. Eles também pedem um piso mínimo do frete, pelo retorno da aposentadoria especial, pelo fim da política de preços da Petrobras e a aprovação de um novo Marco Regulatório de Transporte Rodoviário de Carga.

As centrais sindicais, em apoio à paralisação, assinaram um manifesto contra a inflação e os impactos da alta dos preços que promove a “carestia”. Só o diesel subiu mais de 34% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços no Consumidor Amplo (IPCA-15).

No governo de Jair Bolsonaro, a Petrobras reajusta o valor dos combustíveis de acordo com o custo do petróleo no mercado internacional e com o dólar, e Bolsonaro já avisou que em 20 dias haverá novo aumento.

“A inflação se expressa na alta dos preços da energia elétrica e dos combustíveis que são de responsabilidade do governo federal que, mais uma vez, nada faz. Neste ano a gasolina já acumula um aumento de 74% e o diesel 65%. O impacto sobre os preços promove a carestia, como no caso do botijão de gás que custa em torno de R$ 100,00. A inflação anual já beira os 10%”, diz o manifesto.

Segundo as centrais sindicais, os caminhoneiros têm atuado para viabilizar as demandas e propostas apresentadas, mas sem retorno do governo de Bolsonaro.

“Não só não há retorno como os problemas têm se agravado.”

O manifesto foi assinado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e CSP-Conlutas. Leia o documento, na íntegra, aqui.

De Norte a Sul

A greve envolve atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Piauí e Bahia.

As lideranças pedem a revisão do Preço de Paridade de Importação (PPI) praticado pela Petrobras. A política de valores de venda de combustíveis conforme o mercado internacional foi adotada no governo Temer. Só em 2021, o diesel acumula alta de 65,3% e a gasolina, de 73,4%.

Inflação é consequência do golpe

A política de dolarização dos preços é consequência do desmonte da Petrobras pós golpe de 2016. Com a nomeação de Pedro Parente para a estatal, após dois meses do afastamento de Dilma Rousseff, o PPI foi imediatamente adotado conforme a cotação internacional convertida em reais pela taxa de câmbio, mais 5% a título de “custos adicionais”.

Com essa política, os concorrentes da companhia com refinarias no exterior passaram a vender seus produtos no Brasil, tomando mercado da própria Petrobras.

Petrobras nos governos PT

Nos governos PT, a produção de petróleo teve crescimento cinco vezes maior do que a taxa mundial. A Petrobras se transformou na principal produtora de petróleo do mundo em águas profundas e a oferta de gás natural cresceu três vezes mais rápido do que a média mundial.

Em troca de ganhos fiscais, o patrimônio descoberto no período de Lula e Dilma, com os marcos regulatórios aprovados pelo Congresso Nacional, está sendo dilapidado.

Da Redação, com informações do UOL