Campanha “Espelhos”, do MTE, foca na inclusão produtiva dos jovens

Iniciativa, lançada no Dia Internacional da Juventude, é parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva de quem tem entre 14 e 29 anos

Matheus Itacarambi/MTE

Campanha Espelhos foi lançada no Dia Internacional da Juventude

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou, no Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), a campanha Espelhos, com o objetivo de encaminhar ações de inclusão produtiva de adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos, além de políticas para desconstruir estereótipos e abrir portas para estes futuros profissionais no mercado de trabalho.

A iniciativa, que marcou a celebração da data, é parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. O evento reuniu representantes do governo, setor privado, Organização Internacional do Trabalho (OIT), UNICEF, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações da juventude. Na ocasião, demonstraram esforço conjunto para debater e construir melhores oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade.

Presente na cerimônia, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da campanha, que considerou “um marco histórico de articulação entre os diferentes setores”. Destacou ainda que “os números mostram uma tendência positiva”. E concluiu: “estamos juntos, avançando neste árduo trabalho para reabrir as portas do emprego para a juventude”.

Leia mais: Inflação dos alimentos recua pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que o saldo de adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que ingressaram no mercado de trabalho, entre janeiro de 2023 e junho de 2025, foi de 4,2 milhões, o que representa 95% das vagas abertas no período. O avanço é expressivo, mas problemas como baixos salários e alta rotatividade dificultam o acesso e permanência da juventude no mercado de trabalho.

Acesso a direitos e superação de desafios

A representante da UNICEF, chefe de Educação da instituição, Mônica Pinto, presente no evento, ressaltou que “nosso objetivo é que adolescentes e jovens acessem seus direitos e superem os desafios e as desigualdades que os atingem”. Ela observou que “para isso, o primeiro passo é estar na escola; e o segundo, conseguir entrar no mundo do trabalho de forma digna, conquistando oportunidades que os ajudem a se desenvolver e crescer enquanto profissionais e cidadãos”.

Leia mais: Paulo Teixeira: Brasil sai do Mapa da Fome com força da agricultura familiar

A campanha Espelhos tem como propósito principais desconstruir estereótipos que rotulam a juventude como descompromissada e despreparada. O foco é a valorização das suas qualidades, com destaque para aspectos como criatividade, responsabilidade, persistência e curiosidade.

Ouça o boletim da Rádio PT

Com o apoio e participação de parceiros como Itaú Educação e Trabalho, que faz parte da Fundação Itaú, Instituto Coca Cola, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto João Bittar e Fundação Roberto Marinho, entre outras, cada uma das instituições assumiu compromissos de colaboração efetiva. A distribuição de material, por exemplo, será feita pela Rede Globo, junto com a Claro e Ambev.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast