Carla Ayres: abrindo caminho para as petistas na Câmara de Florianópolis

Carla é a primeira mulher eleita vereadora pelo PT na capital.

Filiada ao PT desde os 16 anos, Carla Ayres é a primeira mulher eleita vereadora pelo partido em Florianópolis. Com 2.094 votos, as mulheres e a luta pelos direitos da população LGBTI+ são as prioridades do seu mandato.

Carla já havia participado de outros processos eleitorais antes. Em 2016, com o golpe e a escalada dos discursos de ódio, seu nome foi colocado como um opção feminista e lésbica para, num primeiro momento, promover o debate e contraponto discursivo.

Ayres conseguiu a terceira suplência naquele ano, sendo a mulher mais votada na história do PT de Florianópolis. Numa construção conjunta Carla conseguiu assumir uma cadeira na Câmara Municipal por 3 oportunidades, graças ao rodízio parlamentar promovido pelos vereadores daquela legislatura. Até que em 2020, conquistou a única vaga do PT na Câmara Municipal na Capital.

Florianópolis até a última legislatura só havia tido 6 mulheres vereadoras, nenhuma delas do PT, hoje são 5 mandatos de mulheres, mas ainda não é o suficiente.

“A afirmação feminista, e a constante denúncia de que as estruturas patriarcais precisam ser questionadas é o grande desafio e valor que buscamos pautar no mandato, dentro da câmara e fora dela. Oportunizar esse debate, visibilidade e diálogo com a sociedade, principalmente as mulheres da cidade, é de suma importância”, explica Carla Ayres.

A representação de Carla como uma vereadora lésbica e de esquerda é muito importante e, segundo a parlamentar, nada disso seria possível sem toda a construção do Projeto Elas por Elas. O maior projeto de incentivo e formação de mulheres na política do Brasil tem a assinatura das mulheres petistas e isso faz toda a diferença.

“Desde 2018 – quando fui também candidata a Dep. Estadual – o Projeto Elas por Elas foi fundamental na sustentação da candidatura, e por fim: a vitória. Pensar estrategicamente como nós candidatas poderíamos nos fortalecer, dialogar entre nós os anseios, as dificuldades, as dúvidas foi/é um processo fundamental para nosso fortalecimento coletivo, para coragem, para formação de todas nós. Além disso, de modo concreto, os cursos, o apoio técnico, jurídico e formativo foi também fundamental”, conta a vereadora.

Carla ainda faz questão de registrar que seu mandato trará muita luta e coragem à Câmara de Florianópolis.

“Do meu mandato podem esperar muita luta e visibilidade sobre as mazelas da classe trabalhadora, a busca constante por melhorar a vida das mulheres, das LGBTI+, do combate ao racismo e defesa dos Direitos Humanos em geral. Neste momento, nesta conjuntura, a luta por vacina Já e por renda está no centro do nosso debate”, frisa Carla.

Nádia Garcia, Agência Todas.