Carreta da Mulher chega em mais cinco estados

Ação reforça compromisso do governo Lula em atender mulheres neste Outubro Rosa; são 28 unidades móveis operando em 22 UFs do país para reduzir o tempo de espera para exames

Fábio Rodrigues Pozzebom_Agência Brasil

Equipamento de mamografia que atenderá mulheres do DF

O governo do presidente Lula segue empenhado em oferecer assistência às mulheres neste Outubro Rosa. Mais cinco Carretas da Mulher – que integram  o programa Agora Tem Especialistas –  chegaram aos municípios de Alagoas, do Rio Grande do Sul, Pará e Piauí, além do Distrito Federal. No âmbito da campanha Outubro Rosa, serão realizadas consultas, exames, biópsias e diagnósticos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer de mama é o mais incidente e, também, a principal causa de mortalidade por tipo de doença em mulheres no Brasil. O número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos por ano, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Conforme explicado pela Agência Brasil , a previsão é que mais de 42 mil pacientes da rede pública sejam recebidos nessas unidades móveis de saúde, e cerca de 130 mil procedimentos sejam realizados. O investimento para as ações da campanha é de quase R$ 19 milhões. No total, 28 carretas operando em 22 unidades federativas de todas as regiões do país por, no mínimo, 30 dias até que sejam deslocadas para outras cidades brasileiras. A meta do programa é atingir 150 unidades móveis em circulação até 2026.

DF inicia os trabalhos 

O Distrito Federal foi a primeira UF a receber uma unidade móvel na quinta-feira (23). Como demais, começamos a operar nesta sexta (24).  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, para acompanhar o início desta etapa e destacou que o objetivo do programa é reduzir o tempo de espera para exames e procedimentos.  “Tudo o que as mulheres estão esperando na fila para esse atendimento, nós estamos instalando hoje na Ceilândia, em Brasília”, disse à Agência Brasil.

A expectativa é que, nos próximos 30 dias, cerca de 1,5 mil mulheres atendidas sejam no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, onde foi estacionada a unidade. A marcação das consultas e o encaminhamento dos pacientes ficam na carga das secretarias de saúde dos estados e municípios onde estão localizadas as carretas.

Exames oferecidos à população 

Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama.

Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero incluem colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.  

Compromisso do governo Lula no cuidado à saúde da mulher

Em julho, o presidente sancionou  lei que amplia cirurgia reparadora de mama pelo SUS. Com isso, mulheres que sofreram mutilação total ou parcial da mama, independentemente da causa, têm direito à cirurgia plástica reconstrutiva. 

Já no começo de outubro foi anunciada a ampliação do acesso à mamografia no SUS a partir de 40 . A medida objetiva fortalecer o diagnóstico precoce, que pode diminuir a mortalidade pelo câncer de mama em até 40%.  Outra iniciativa com foco no cuidado aos pacientes que enfrentam o câncer de mama foi o anúncio de que o Ministério da Saúde investiu R$ 159 milhões na compra de medicamento ultramoderno para tratar para tratar a doença, por meio do SUS. 

Ouça o boletim de Rádio PT

🔈 Spotify

🎧 Soundcloud

 

Da Redação do Elas por Elas, com informações da Agência Brasil 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast