Ceará promove vacinação prioritária dos povos quilombolas

O governador Camilo Santana (PT) garantiu cobertura para os 82 territórios mapeados. Para a coordenadora de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Martir Silva, vacinar os quilombolas “é proteger nossa memória e nossa história”

Divulgação

Vacinar quilombolas é prioridade no Ceará

Em tempos difíceis, diante da pandemia do Coronavírus e de escassez na quantidade de vacinas no país, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) conquista a vacinação prioritária dos povos quilombolas, distribuídos em 82 territórios cearenses.

“A inclusão dos povos remanescentes de quilombos como grupo prioritário para imunização da Covid-19 é uma conquista pautada na luta pelo reconhecimento desse povo e de seus territórios. A exclusão social histórica faz com que essas famílias vivam em situação de vulnerabilidade social e sanitária”, comemora a coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva.

As articulações envolveram gestores municipais de saúde e assistência social, além de militantes e representantes dos movimentos sociais em todo o Estado. Há uma estimativa de vacinação de uma média de 30 mil quilombolas, acima de 18 anos de idade.

Proteção da memória e história

Conforme Martir Silva, a proteção com a priorização da vacina às comunidades tradicionais, portadoras da história na memória dos antepassados escravizados, é extremamente importante na base de formação do povo brasileiro. “Protegê-los é proteger nossa memória e nossa história”, diz.

De acordo com a Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (CEQUIRCE), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, foram mapeadas 82 comunidades, sendo 54 certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Confira os locais das comunidades quilombolas no Ceará

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast