Centro de Treinamento dos Jogos Paralímpicos será entregue este ano

Empreendimento será um dos melhores do mundo em esportes adaptados

Brasília - DF, 13/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff recebe Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

O Centro de Treinamento que vai atender os atletas paralímpicos brasileiros durante os Jogos Rio 2016 tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. O anuncio foi feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, durante reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (13).

A estrutura que está sendo construída em São Paulo e está dentro dos cronogramas de execução. A obra foi possível, porque houve o financiamento do governo federal juntamente com o governo do estado de São Paulo.

Para Parsons, o local é um verdadeiro legado dos Jogos Rio 2016. “Esse é um centro que fica como um legado, é um legado que vem antes dos Jogos Rio 2016, então é o melhor legado possível, que já vai ter um efeito positivo para os jogos no ano que vem”, afirmou.

O CT será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo em esportes adaptados. O local vai abrigar 15 modalidades paraolímpicas. O Brasil já é uma das potências do esporte paraolímpico mundial tendo conquistado em 2008 o 9º lugar em Pequim, e em 2012 em Londres o 7º lugar.

Para 2016, a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro  é atingir o 5º lugar no quadro geral de medalhas. De acordo com Parsons, a presidenta Dilma tem sido atualizada sobre a possibilidade do Brasil atingir bons resultados no Jogos do ano que vem.

“Nesse momento da preparação a gente está onde queremos estar no caminho para o Rio 2016. Não queremos dizer que será fácil. O 5º lugar, se a gente comparar com os resultados de Londres, a gente tem que ultrapassar Estados Unidos e Austrália, que são são potências esportivas”, avaliou.

“Mas temos que dar crédito realmente ao governo federal, à Caixa, que nos patrocina há 11 anos. Todo esse apoio permitiu que a gente se inserisse nesse grupo de grandes potências”, completou.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast